TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual

Por:   •  7/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

          O conceito de liderança é um tema bem abordado nos dias atuais e vem passando por diversas transformações ao longo dos anos.

          Para Gutierrez et al. (2017) o papel da liderança dentro de uma organização é definido como:

“Uma interação social e uma habilidade de influenciar as pessoas e envolvê-las nas decisões a serem tomadas na organização, à luz de suas crenças, valores e significados compartilhados, proferindo as ações em equipe para alcançar os efeitos esperados pela corporação.”     (GUTIERREZ et al, 2017).

           Cada vez mais, as organizações têm passado por processos de transições.

Essa evolução ocorre de forma natural e contínua desde a sociedade industrial, inicialmente com atividades no meio rural e de subsistência, posteriormente sendo nos centros urbanos com implementação de processos mecânicos até as inovações tecnológicas na sociedade da informação e do conhecimento, para adequação das exigências impostas pelas mudanças econômicas de ações globalizadas.

Muitos paradigmas colocados em prática durante a era industrial foram comparados com a sociedade do conhecimento, conforme quadro abaixo:

Quadro 1 – Comparação de Paradigmas

[pic 1]

         Fonte: Pacheco, Scofano e Beckert (2006)

Podemos observar que há uma mudança de uma liderança mais autoritária para outra, onde o fator “humano” passa a ter uma maior valorização, buscando a motivação profissional.

         Os colaboradores passam a ser reconhecidos como integrantes da organização, o que os torna pertencentes e comprometidos em atingir as metas propostas.

CORTELLA (2016) retrata que, “o trabalhador contemporâneo necessita ver sentido no que está realizando...seus valores pessoais necessitam estar em consonância com o trabalho que está desempenhando, para que esteja realmente motivado a realizá-lo”.

A liderança organizacional vem se alterando devido às mudanças recorrentes e os líderes precisam estar afinados com os objetivos dessas organizações, favorecendo e contribuindo com o crescimento das mesmas.

          Existem diversas teorias e tipos de lideranças identificadas por pesquisadores, como a situacional, coaching, transacional, transformacional e servidor.

          De acordo com os estilos de lideranças propostos por Kurt Lewin citamos o:

          Autocrático (líder centralizador, autoritário), Democrático (participação dos liderados nas tomadas de decisão), Laissez-faire (ausência de liderança, abdica das responsabilidades e evita tomadas de decisões).

          Na rol 1, uma proposta interessante foi direcionada aos grupos formados pela professora tutora, com a aplicação do instrumento Myers-Brigs Type Indicator - MBTI®, que trata-se de um teste capaz de identificar 16 diferentes tipos/possibilidades de personalidades existentes.

          A realização da atividade evidencia o quanto liderar uma equipe de pessoas com personalidades tão distintas pode ser algo desafiador e ao mesmo tempo, um aprendizado contínuo.

          Atualmente, atuo como líder de uma equipe de 4 pessoas na área da saúde e, contrapondo a atividade com a minha trajetória profissional, consigo reconhecer diversas características de uma personalidade “Defensora” envolvendo a equipe nas atividades com entusiasmo, generosidade, responsabilidade e adaptabilidade. A liderança acontece principamente de forma democrática, servidora e por vezes liberal, pois a equipe possui um certo grau de senioridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (720.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com