TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia do Adulto e Idoso

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

        Trabalho de Psicologia do Adulto e Idoso

É complicado definir com precisão quando um indivíduo pode ser visto como idoso, pois isso pode diversificar de país para país, e de tempo para tempo.

Já ocorreu uma época em que um indivíduo com pouco mais de 40 anos já era visto como idoso.

Porém, mesmo sendo complicado definir exatamente quando um indivíduo pode ser visto como idoso, no Brasil compreende-se que depois dos 65 anos.

O fato é que é muito mais simples definir quando se inicia o processo de envelhecimento humano que nos leva a sermos idosos.

O processo de envelhecimento humano se inicia desde quando nascemos, pois a cada dia de vida nos aproximamos mais um pouco da morte e da concepção de envelhecimento.

O corpo envelhece a cada dia, sendo que esse processo de envelhecimento começa entre 25 e 30 anos e se evidencia a partir dos 35 anos.

As mudanças vão ficando cada vez mais evidentes com o passar dos anos.

Os músculos e o esqueleto são os primeiros que sofrem com esse processo de envelhecimento, principalmente após os 35 anos.

Os olhos também começam a declinar, já não é mais simples focar em objetos dentro de uma pequena distância. Devido a isto, vem a necessidade de se utilizar óculos para retificar problemas de foco.

A grande parte das pessoas começam a engordar no decorrer do processo de envelhecimento, com a gordura se aglomerando na região abdominal.

Com a evolução das ciências nos últimos anos, hoje em dia é possível envelhecer com saúde e sem sofrimento. Prorrogando o tempo de vida com qualidade.

A perspectiva de vida subiu significamente no século anterior e continua subindo.

A comunidade científica relata que essa perspectiva suba para extraordinários 125 anos.

E para ter um processo de envelhecimento com saúde e bem estar é fundamental cuidar da alimentação,  ter assistência médica frequente, realizar exercícios e procurar livrar-se de momentos de estresse na nomeada nomeada terceira idade.

Dessa maneira, você alcança um melhor bem estar de vida na época mais avançada de sua trajetória nesse mundo.

Um ponto que é muito importante destacar no processo de envelhecimento também é sobre a crise da meia idade, que muitos indivíudos passam. Essa crise é vista como uma fase de sofrimento psicológico que acontece em algumas pessoas entre os anos medianos da vida da idade adulta. As razões podem englobar acontecimentos de vida consideráveis, como problemas e preocupações com a saúde e profissão. De qualquer maneira toda fase de crise também conduz a novas chances.

 A "crise da meia idade" é marcada por tomada de decisões e recolocações no plano profissional. No familiar, este período gira em torno dos pais idosos, sogros,  filhos escolhendo profissões e parceiros. Os próprios indivíduos que estão passando por esta crise podem ter problemas no relacionamento conjugal. E além disto, o corpo não é mais igual: surgem os primeiros problemas de saúde, tendo que lidar com complicações nesta área.

Portanto, é uma fase em que é necessária novos ajustes no ramo profissioal e também familiar. Acontecem as desilusões e as colocações reais. O jovem que antes "prometia bastante" atualmente é um veterano que necessita responder a exigências mutáveis para as quais não foi preparado.

Na vida de família tem que lidar com as complicações dos pais e dos sogros, diversas vezes tendo de cuidar da saúde debilitada, corporal e mental deles. No outro lado enfrenta também a ansiedade dos filhos, que agora se dispõem a ter uma nova família e romper o vínculo de origem.

Então, a melhor forma de vencer essa crise é evitar a auto crítica: trabalhe no que for possível retificar ou conseguir e esqueça o resto. Ninguém pode voltar a ter 20 ou 30 anos, então procure viver sua idade da melhor maneira . Com os benefícios e limitações. Nas relações é necessário compreender que é uma crise e vai acabar. O casamento não precisa acabar, pois pode ocassionar arrependimento após.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com