TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação extra-escolar de adultos idosos

Artigo: Educação extra-escolar de adultos idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Artigo  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  356 Visualizações

O idoso chamado a freqüentar espaços de educação formal e não-formal que acenam com a possibilidade de “inclusão social”, expressão muito utilizada para justificar práticas educativas que pretendem dar conta da imensa dívida social contraída com os afro-descendentes, pessoas com necessidades especiais e a população que tem, ou teve, menos oportunidades de acesso ao sistema educacional. Teríamos muito a dizer sobre as práticas inclusivas e as novas formas de exclusão; entretanto, o destino deste trabalho dará ao texto limites e contornos definidos pela educação não-formal do adulto idoso, que chegou aos 60 anos, e daqueles que estão próximos desta idade e já vivem os prelúdios do envelhecimento.

Com base em tais análises, a prática educativa de pedagogos no espaço não formal com idosos em abrigos, se desenvolve de acordo com concepções, princípios, conceitos pedagógicos e podem ser realizados por meio de atividades que despertem na equipe do abrigo a necessidade de rever as rotinas diárias dos idosos. Para que os mesmos voltem a acreditar e valorizar na sua “existência” no meio social.

Quem trabalha com o adulto idoso precisa considerar com seriedade a questão da esperança, “enquanto necessidade ontológica” (FREIRE, 2003, p. 11), pois é ela que dá sentido à luta e nos impele “ao sonho que se faz possível” (FREIRE, 2003, p. 181).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com