TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO IDOSO

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA DO IDOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

Os processos dos sonhos

O primeiro aspecto que a psicologia descobriu em relação ao sono é que existem dois tipo de sono: NREM ( No RapidEyeMovements) e REM (RapidEyeMovements).

REM observa-se uma variação no Sistema Nervoso Autônomo, a respiração e o ritmo cardíaco ficam irregulares e mais rápidos, a pressão arterial fica mais elevada e há um aumento na produção de hormônios supra-renais. Tais pesquisas são medidas através de um estudo feito em laboratório chamado eletroencefalograma, na qual mede as ondas cerebrais.

No sono REM há quatro estágios, onde cada um é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais. O primeiro é chamado de sono leve, com duração de alguns minutos e é o inicio do sono, o indivíduo nesse estágio pode, dependendo do individuo, pode dar início aos sonhos; já o segundo estágio denominado de sono intermediário, onde há um relaxamento maior, podem ocorrer experiências sensoriais, alucinações, exemplo disso é quando temos a sensação de que estamos caindo; o estágio de sono profundo, assim chamado o terceiro, é caracterizado por tornar o individuo insensível aos sons e já oferece resistência ao acordar. O quarto e ultimo estágio chamado de sono mais profundo, há uma “total entrega”, um relaxamento total, no que diz respeito ao individuo; é o mais profundo desligamento do mundo exterior, nesta fase pode haver irregularidades como o sonambulismo.

O sonho é também chamado de onírico, que é um conteúdo muito importante para apsicanálise, pois é através dele que é feito grande parte da interpretação do “conflito” que o paciente traz para a terapia. Através da descoberta de Freud é que podemos afirmar que o sonho é uma forma de realizar os nossos desejos reprimidos, que o mundo real não pode vivencia-los.

Temos a experiência consciente durante sono, que a pessoa pode lembrar ou não do que sonhou, chamamos de sonho manifesto. E temos os conteúdos de latente do sonho que é aquilo que ameaçam acordar a pessoa. As operações mentais inconscientes que existem por meio das quais o conteúdo latente do sonho se transforma em sonho manifesto, e chamamos de elaboração do sonho. Sintetizando, porém, a teoria dos sonhos da seguinte maneira, a experiência subjetiva que aparece na consciência durante o sono e que, após o despertar, chamamos de sonho são apenas resultados finais de atividades mentais inconscientes que ocorrem durante esse período fisiológico que por sua natureza ou intensidade ameaça interferir no próprio sono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com