TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre P&G

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP – Universidade Paulista

Curso Superior de Tecnologia

PRÁTICAS MOTIVACIONAIS

EMPRESA PROTECTER & GAMBLE

LIMEIRA

                                                            2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        

2.        PRÁTICAS MOTIVACIONAIS ADOTADAS PELA EMPRESA.        

2.1- PLANEJAMENTO DE CARREIRAS E TREINAMENTOS.        

3.        PRÁTICAS MOTIVACIONAIS I NDICADAS PELOS COLABORADORES.        

4.        TEORIA MOTIVACIONAL        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO

A Procter & Gamble popularizada no Brasil pelo slogan Provou Gostou, é uma empresa que atua em vários ramos e contém várias marcas produzindo produtos de: higiene, alimentos, limpeza, pilhas, eletrodomésticos, entre outros. Emprega atualmente pouco mais de 138.000 funcionários ao redor do mundo e contém mais de 380 marcas.

Os principais países a receberem produtos da P & G são os Estados Unidos e o Canadá e seu maior concorrente é a Unilever.

Seu principal foco é suprir as necessidades e vontades dos consumidores, para isso seus empregados são treinados e desenvolvidos, por isso em 2013 esteve no ranking entre as 150 melhores empresas para se trabalhar.

“Guiados por um propósito” esta é a proposta seguida pela empresa e o seu propósito é servir produtos de uma qualidade superior e investir em seus colaboradores.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Protect Glamber conhecida popularmente por P & G foi fundada há 176 anos nos Estados Unido, sendo um resultado da fusão entre duas fábricas uma de sabão e a outras de velas a William Procter e a James Gamble.

A P&G chegou ao Brasil em 1988, com a aquisição das Perfumarias Phebo S.A., tradicional indústria brasileira de sabonetes à base de glicerina.

A data representa um marco importante na história da maior empresa de bens de consumo do mundo: a disputa de mercados há tempos monopolizados por concorrentes. Na época, eles detinham juntos, mais de 80% de participação nos segmentos de fraldas descartáveis e absorventes higiênicos. No ano de 1997 marcou não somente o lançamento do salgadinho de batata Pringles, dos absorventes femininos Always e dos detergentes em pó Ariel, Ace e Bold, mas sobretudo, o início de uma revolução no segmento de produtos de limpeza no Brasil, graças aos fortes investimentos da P&G em pesquisa, marketing e expansão de seus parques fabris.  Hoje com 26 anos no Brasil, duas das seis fábricas instaladas no país (localizadas em Salvador, na Bahia, e na rodovia Anchieta, em São Paulo) passaram a ser direcionadas para esse portfólio específico. Outras duas unidades, localizadas em Louveira (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), começaram a produzir as linhas de alimentos, proteção feminina e rações animais e ainda, cuidados com o bebê, a beleza e o lar.

Com o passar de todo este tempo a companhia P&G cresceu e se tornou a maior empresa de bens de consumo do mundo, por esse e outros motivos está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar. Cerca de cinco bilhões de pessoas em 180 países consomem produtos P&G, que incluem marcas famosas como as fraldas Pampers, o sabão Ariel e as pilhas Duracell.

Algumas das principais marcas:

  • Ace                                                      Pantene
  • Always                                                 Prestobarba
  • Gilette                                                  Oral B

[pic 1]

Figura 1 – Principais marcas P&G

  1. PRÁTICAS MOTIVACIONAIS ADOTADAS PELA EMPRESA.

Os colaboradores da P&G são o bem mais importante da companhia e fonte de vantagem competitiva, a organização é ciente que o sucesso da marca e o desenvolvimento da empresa dependem inteiramente dos talentos da motivação e da força de vontade de seus colaboradores. A empresa também se dedica a promover um ambiente de apoio e incentivo que celebra e valoriza a individualidade para inspirar cada pessoa da P&G a dar o melhor de si.

 Além de promover talentos a P&G também é reconhecida no mundo todo como sendo uma empresa focada no trabalho da liderança.

Conforme podemos observar abaixo um descritivo do site da organização:

Nossa abordagem para desenvolver líderes na P&G é elegantemente simples. Usamos a mesma abordagem rigorosa e disciplinada no mundo todo para desenvolver líderes P&G em todos os negócios, em todas as regiões e em todos os níveis.

Segundo a revista Época, a P&G procura oferecer aos seus colaboradores todas as condições necessárias para que possam manter um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Graças à adoção do horário flexível, eles podem chegar mais tarde ás segundas-feiras ou sair mais cedo às sextas. É possível também escolher entre três opções de expediente, tirar folga no dia do aniversário e trabalhar no sistema de Office- desde que combinado com o Chefe.

Outra iniciativa que agrada o pessoal é o esquema de Job Rotation, que possibilita ao profissional passar por várias áreas da empresa e ter uma visão mais ampla do negócio.

Segundo Dolivar Coracci Neto, presidente da P&G “Nossos profissionais devem encarar os desafios como oportunidades de crescimento, integrar capacidades e habilidades no ambiente de trabalho e promover o alinhamento das metas profissionais às da empresa”.

As principais práticas motivacionais adotadas pela empresa são:

Possibilidade de horários flexíveis    

                                   60%[pic 2]

Bolsas de Estudos

  • Línguas
  • Graduação
  • Ensino Técnico

Academia / Prática Esportiva

  • Academia dentro da empresa
  • Atividades coletivas (Corrida e outras).

Aposentadoria Privada

  • Empresa contribui com menos do que o Salário

Oportunidades de Formação

  • Coaching
  • Programas de desenvolvimento que quiser

Figura 02 – Práticas Motivacionais da empresa P & G

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (340.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com