TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho territorialidades Diagrama de Venn

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Elibelton Coutinho Ferreira

Disciplina: Territorialidade: Identidade e sujeitos do campo

Professor responsável: Ivana Cristina Lovo e Kyrleys Vasconcelos

Relatório da montagem do Diagrama de Venn

        A comunidade de Santa Maria se localiza no município de Rio Pardo de Minas (MG). Segundo o IBGE, a população estimada em 2014 de Rio Pardo de Minas é de aproximadamente 30578 habitantes. Aproximadamente 60% da população vive na zona rural e os outros 40% na zona urbana, realidade que pode ser considerada diferente dos demais municípios do estado, pois Minas Gerais possui uma média 14,71% de população na zona rural e 85,29% na zona urbana. O grande número de residentes na zona rural em Rio Pardo de Minas pode ser uma das explicações para o munícipio ter um grande número de alunos na Licenciatura em Educação do Campo, até maio de 2015 eram 66 estudantes somente de Rio Pardo de Minas, contando todas as universidades e alunos já formados.

Segundo o IBGE, em 2013, o município de Rio Pardo de Minas produziu 44200 toneladas de mandioca em uma área plantada de 3400 hectares. Esse dado é interessante devido à comunidade de Santa Maria ter como principal meio de renda a produção do polvilho, produto que é derivado da mandioca. Olhando esse dado do IBGE e comparando com a realidade da comunidade, vemos que Santa Maria contribui de forma significativa para toda essa produção de mandioca.

Convidei em minha casa o agricultor familiar Edilson Santos, a estudante do ensino fundamental Mikerly Coutinho e o aluno da Licenciatura em Educação do Campo da UFMG Charles Antônio (Figura 2). Todos moradores da comunidade de Santa Maria. Expliquei a todos como funcionava o Diagrama de Venn e o trabalho que iriamos fazer. Começamos falando sobre todos os grupos presentes na comunidade, formais e informais. Primeiramente foi levantada uma lista de todos os grupos: Associação, COOPERSAM (Cooperativa presente na comunidade), Sindicato dos trabalhadores rurais, Igreja Católica, Igreja Evangélica, Grupo de Jovens da Igreja Católica, Turma do Boteco, pastorais da criança e da família, escola do ensino fundamental e a Prefeitura.

Logo após começamos a discursão para ver a importância e a participação que cada grupo tinha na comunidade de Santa Maria. Para começar eu defendi que a Igreja Católica teria uma grande participação na comunidade devido ao número expressivo de pessoas participantes, porém o estudante de Licenciatura em Educação do Campo Charles levantou a ideia de que a igreja já não tinha força na comunidade como antigamente. No final da discursão ficou decidido entre todos que a Associação dos Pequenos Produtores Rurais é o grupo com maior participação na comunidade. O agricultor familiar Edilson Santos fez o comentário: “Além de ter uma grande participação na comunidade a Associação é um grupo com grande número de pessoas, pois quase todos os moradores da comunidade fazem parte desse grupo”. Essa participação que o Edilson citou está envolvida de várias formas na comunidade, como por exemplo o auxílio na agricultura com tratores e compra de utensílios agrícolas no coletivo. Assim ficou decidido que o maior círculo e o que ficaria no centro do diagrama de Venn seria o da Associação.

A escola presente na comunidade deixamos como o segundo maior círculo, pois para todos nós ela está diretamente envolvida na comunidade. Praticamente todos os moradores já passaram por ela, mesmo que seja por pouco tempo. Além da passagem de quase toda a comunidade nessa escola, nós chegamos ao consenso que a educação dela sempre foi de qualidade e é responsável pelo sucesso que a comunidade tem financeiramente em relação aos tempos atrás. A igreja Católica fica como o terceiro maior círculo no Diagrama de Venn. Mesmo com a mudança de algumas pessoas para outras religiões ela ainda é de grande importância para a comunidade. Além disso ainda estão completamente ligados à igreja as pastorais da criança e da família. Os cultos dominicais e as festas de padroeiros estão diretamente ligados à cultura de Santa Maria, pois a cultura da comunidade é de povos tradicionais geraizeros. Com isso afirmamos que a relação que a igreja tem com os demais grupos da comunidade é de grande expressão por que a cultura está sempre presente nos moradores da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (288.6 Kb)   docx (185.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com