TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte privado

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Transporte privado: a alternativa mais eficaz

Para ir ao trabalho, na academia, viajar para o sitio ou até viajar para outro país, tudo isso necessita de um transporte. Ele é utilizado para diversas finalidades e tem o intuito de facilitar o deslocamento das pessoas, a grande questão é qual dos serviços é melhor, o público ou o privado.

Agilidade, segurança e conforto são os principais fatores para aqueles que escolhem a utilização de carros e outros meios privados. Com a utilização do próprio transporte temos a possibilidade de fazermos as próprias rotas e sem horários preestabelecidos, além da maior privacidade. Em depoimento dado ao g1, o vigilante Paulo Machado fala sobre sua mudança do ônibus para a moto ou carro: “Estava me acarretando uma dificuldade muito grande, de chegar atrasado, cumprir com meus horários profissionais”. Logo, mesmo tendo altos custos, o transporte privado possuem grandes benefícios.

Atualmente, o ônibus e metro são os meios públicos mais utilizados, oferecem o custo unitário reduzido e maior segurança em relação a acidentes. Ademais, o impacto ambiental deve ser levado em consideração, os transportes coletivos levam dezenas de pessoas e assim reduzem a emissão de dióxido de carbono que seria gerado se todas essas pessoas optassem pelo transporte privado.

Porém, a rigidez de horário, atraso e o maior tempo de deslocamento podem dificultar nosso dia a dia. Além disso, o maior problema enfrentado é a falta de segurança, notícias sobre assaltos se tornaram comum em todo o país. Por exemplo, esta feita pelo jornal Bhaz que tem como manchete: “O ônibus conexão aeroporto é assaltado com 26 passageiros na rodovia”.

Os dois meios possuem lados positivos e negativos, mas como mostra uma reportagem feita pela revista Época em 2011, mais da metade da população usam o público. Entretanto, segundo um estudo realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 77% dos investimentos do governo se destinam a meios individuais de locomoção mesmo este sendo apenas utilizado por 31% dos brasileiros.

Portanto, apesar de ser o mais utilizado, o transporte público brasileiro deixa a desejar em diversos quesitos. Logo, apesar do custo ser maior, preferimos investir no privado a fim de ter mais flexibilidade de horários, conforto e segurança. Para o engenheiro Ricardo Bertin: “Somente quando o usuário perceber que é vantajoso optar pelo transporte coletivo, em termos de dinheiro, tempo, segurança, conforto e acessibilidade, ele irá deixar seu veículo na garagem.” Cabe então o governo propor melhorias no meio público para que a própria população veja essas vantagens, que são inexistentes no momento, e deixem de usar o transporte individual.

Bibliografia

http://bhaz.com.br/2014/01/10/dois-jovens-assaltam-26/

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/transito/noticia/2015/04/transporte-privado-recebeu-mais-incentivos-em-porto-alegre-diz-fee.html

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI258174-15228,00.html

http://transportransito.blogspot.com.br/2010/02/transporte-publico-x-transporte-privado.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com