TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico em Segurança do Trabalho

Por:   •  20/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ATIVIDADE 2

FORMULÁRIO DO ALUNO

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Modalidade: Técnico

Unidade Curricular: Gestão de Pessoas

Situação de aprendizagem: Acidentes de trabalho no grupo Doll – parte 1

Nome do aluno: MICHELE DA SILVA PEREIRA

Descritivo da atividade desafiadora:

Você trabalha no setor de segurança do grupo Doll. Uma das filosofias da empresa é a valorização da vida e da saúde do trabalhador, o que acarreta uma enorme responsabilidade ao setor de Saúde e Segurança do Trabalho do qual você é o responsável.

A empresa atua no segmento de metalurgia e conta atualmente com 22.314 funcionários nas três unidades fabris. Recentemente você recebeu do ambulatório central os dados sobre os acidentes de trabalho ocorridos em 2010, inclusive com os custos relativos aos mesmos. Os números são significativos: o custo total com os acidentes de trabalho foi de R$ 228.780,00, sendo 5.084 acidentes com afastamento e 2.179 sem afastamento.

Dados mais detalhados não foram apresentados por aquela equipe e você sentiu necessidade de mais informações. Como líder deste setor, você precisa agir sobre o problema com o objetivo de reduzir o volume de acidentes de trabalho apresentados no relatório. As hipóteses mais cogitadas para que esses números sejam tão expressivos são: descuido dos operadores, manuseio inadequado das máquinas e equipamentos, irresponsabilidade, falta de comprometimento dos operadores e falta de manutenção preventiva e corretiva.

Como você sentiu a necessidade de buscar mais informações, foram resgatados os dados das reuniões da CIPA que ocorreram em 2010. PLANO DE AÇÃO

OBJETIVO: DIMINUIR O ELEVADO NÚMERO DE ACIDENTES NAS MÃOS

WHAT-O QUÊ? :

FORNECER EQUIPAMENTOS PARA AS PARTES DAS MÃOS ,TREINAR OS FUNCIONÁRIOS,E ELABORAR PROCEDIMENTOS PARA EXECUTAR OS TRABALHOS.

HOW -COMO? :

INTERDITAR AS MÁQUINAS E EXECUTAR AS INSTALAÇÕES CONFORME OS PROCEDIMENTOS, FAZER AS MANUTENÇÕES DAS MÁQUINAS E DOS EQUIPAMENTOS , NA SALA EM TORNO DE UMA HORA E NA OPERACIONAL MEIA HORA, FAZER TAMBÉM ANÁLISES DE RISCOS DAS MÁQUINAS E ELABORAR O POP (Procedimento operacional padrão o principal objetivo de um Procedimento Operacional Padrão é padronizar a realização de um processo de forma a minimizar erros, desvios e variações).

WHERE – ONDE? :

NAS ARÊAS OPERACIONAIS DA EMPRESA,PRIORIZANDO OS LOCAIS COM MAIS ACIDENTES NAS MÃOS.

WHO – QUEM ? :

MÁQUINA: EQUIPE DE MANUTENÇÃO, MÃO DE OBRA: SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

WHY – POR QUÊ ? :

REDUZIR O N´MERO DE ACIDENTES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com