TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma nova edição dos poemas brasileiros

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

uma nova edição dos poemas brasileiros.

[pic 1]

recordar é viver

Direto dos anos 70, amantes da poesia resolveram reinventar o evento que promete trazer novos ares aos jovens que buscam saber mais sobre poesia. Vem ai o Expoesia 2015, um evento que reunira os poetas do novo século e também um tributo a Affonso Romano de Sant’Anna, fundador do evento que reuniu mais de 600 poetas para falar da literatura brasileira, vamos conhecer um pouco desse poeta contemporâneo que reinventou o Brasil no exterior.

Cronista, administrador, poeta, jornalista, professor e teórico, Affonso Romano se destaca sempre como um pensador a frente do seu tempo, sempre ativo une a ação em seus projetos de escrita. Nasceu em Belo Horizonte, no ano de 1937. Desde dos anos 60 já está presente nos movimentos de vanguarda brasileiros, com atitudes que transformaram a poesia brasileira.

Com mais de 40 livros publicados lecionou em diversas universidades tanto no Brasil como no exterior. Com o talento reconhecido, recebeu diversos prêmios internacionais como o Ford Foundation na Alemanha.

“Às vezes, você perde vários poemas, porque sente uma frase, sente algo murmurado no seu espírito e não presta atenção porque está ocupado com os ruídos da vida.  É necessário apurar o seu ouvido, ter a humildade de anotar a coisa mesmo quando ela não é muito boa” – Affonso Romano

 Nos difíceis anos da Ditadura Militar, Affonso Romano mesmo diante das dificuldades impostas pelo governo, realizou conferencias que contou com a participação de diversos pensadores de nacionalidade diferentes, entre eles Michel Foucault. Ainda nos tempos da ditadura publicou poemas na página de política dos jornais, como por exemplo, “que país é este?” que foi traduzido para diversas línguas e virou símbolo da luta pela democracia no Brasil.

Realizou diversos projetos frente a presidência da biblioteca Nacional brasileira, seus trabalhos frente a biblioteca possibilitaram que o brasil fosse sede da Feira de Frankfurt em 1994.

Recentemente participou de dezenas de encontros internacionais de poesia que reúne jovens escritores de todos as partes do mundo. Com o advento da tecnologia diversos textos foram convertidos em CDs, teatros e ainda sustentam muitas teses de mestrado e doutorados elaborados no Brasil e no exterior.

[pic 2]

Atualmente, continua a desenvolver seus trabalhos lecionando acadêmicos e suas poesias contemporâneas.

Casado com Marina Colasanti de nacionalidade italiana, veio ao Brasil com a eclosão da grande segunda guerra. Os dois formam um time da escrita; ela também é escritora e trabalhou como jornalista traduzindo importantes textos para o português.

Essa importante figura brasileira, marcou gerações com seus poemas e com a paixão pela língua portuguesa, trouxe prestigio ao Brasil e ensinou milhares de brasileiros a amar também. Cabe a nós não deixar esse grande legado ser esquecido.

POEMA:

Que País É Este?

1
Uma coisa é um país,
outra um ajuntamento.
Uma coisa é um país,
outra um regimento.
Uma coisa é um país,
outra o confinamento.
Mas já soube datas, guerras, estátuas
usei caderno "Avante"
— e desfilei de tênis para o ditador.
Vinha de um "berço esplêndido" para um "futuro radioso"
e éramos maiores em tudo
— discursando rios e pretensão.
Uma coisa é um país,
outra um fingimento.
Uma coisa é um país,
outra um monumento.
Uma coisa é um país,
outra o aviltamento.
(...)
2
Há 500 anos caçamos índios e operários,
há 500 anos queimamos árvores e hereges,
há 500 anos estupramos livros e mulheres,
há 500 anos sugamos negras e aluguéis.

Há 500 anos dizemos:
que o futuro a Deus pertence,
que Deus nasceu na Bahia,
que São Jorge é que é guerreiro,
que do amanhã ninguém sabe,
que conosco ninguém pode,
que quem não pode sacode.

Há 500 anos somos pretos de alma branca,
não somos nada violentos,
quem espera sempre alcança
e quem não chora não mama
ou quem tem padrinho vivo
não morre nunca pagão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com