TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade de uma Harvard Business School na Colômbia

Por:   •  10/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

Título: Viabilidade de uma Harvard Business School na Colômbia.

Relatores: Renato Marcondes

Objetivo do relatório: Apresentar à Harvard Business School informações importantes para uma futura decisão sobre a implantação de cursos de MBA na República da Colômbia em relação da demanda, viabilidade, possibilidade de convênios e parcerias e eventuais dificuldades

1. Introdução.

2. Cenário nacional da Colômbia.

Segundo Departamento Estatístico – A Colômbia é o segundo país mais populoso da América do sul com mais de 49 milhões de habitantes ficando atrás apenas do Brasil, e a grande maioria da população vivem em grandes centros urbanos e tendo a região a mais populosa a capital Bogotá que tem mais 9 milhões de habitantes. A idade média dos colombianos é de 30 anos com a expectativa de vida é de 73 anos, o idioma oficial é o espanhol e sua moeda corrente é o peso colombiano.

http://colombiajab.blogspot.com/2010/10/colombia.html

2.1 Perspectiva de Mercado

A Colômbia depende fortemente das exportações de energia e mineração O desenvolvimento econômico da Colômbia é dificultado por infraestrutura inadequada, pobreza, narcotráfico e uma situação de segurança incerta, além da dependência de produtos primários.

A economia colombiana desacelerou em 2017 devido à queda dos preços globais do petróleo e à menor produção de petróleo devido a ataques insurgentes contra a infraestrutura do gasoduto. Embora o PIB real tenha crescido em média 4,7% durante a última década, caiu para uma estimativa de 1,8% em 2017.

2.2 Nível de escolarização

No contexto geral, 42% dos jovens de 25-64 anos atingiram pelo menos o ensino médio. Nas estimativas atuais indicam que 3,2 milhões de alunos da escola secundária não chegam ao ensino universitário — não por falta de capacidade, mas por falta de oportunidade. De acordo com a Pesquisa dos Lares Colombianos, somente 11% dos jovens entre as idades de 18 a 24 anos estavam fora da escola porque não se interessavam pelos estudos. Em outras palavras, cerca de 89% — ou 3,5 milhões — dos alunos em idade escolar gostariam de cursar o ensino superior se tivessem a oportunidade de fazê-lo.

Grande parte dessa dificuldade barra no acesso ao ensino superior com a Lei30 de 1992 que não permite instituições de ensino com fins lucrativos. E suas 32 universidades públicas dispõem apenas de 600.000 vagas. Além disso, as universidades privadas, sem fins lucrativos, atendem em grande parte apenas à elite do país.

Por causa disso, o financiamento do ensino superior na Colômbia é desigual e insuficiente. A Colômbia gasta 6,7% do seu PIB, E 50% dos recursos públicos para o ensino superior são encaminhados para três universidades apenas o que dificulta a infraestrutura das demais.

Apesar dos esforços do governo colombiano em modificar a legislação no sentido de universalizar o acesso ao ensino, a sociedade colombiana, estudantes e sindicatos dos professores, receberam mal a proposta do governo, considerando radical demais e acabaram por resistir a ela. Muitos acreditavam que o ensino é um direito humano fundamental sob o mandato e ônus do Estado, por isso essas pessoas viam que a presença de instituições com fins lucrativos permitiria o acesso ao ensino superior à custa da qualidade e como consequência da proliferação maciça de universidades de baixo custo, que não costumam ser conhecidas por sua qualidade de ensino ou pesquisa e a preocupação a mistura de recursos públicos e privados e — talvez ainda mais preocupante — a combinação dos interesses de ambos.

Para o ano de 2017, a proporção da população economicamente ativa (PEA) que completou o ensino médio foi de 33,5%. A distribuição dos demais níveis educacionais no PEA foi a seguinte: 23,2% tinham ensino fundamental completo, 5,7% ensino médio, 10,9% ensino técnico profissional ou tecnológico, 8,0 % de ensino universitário e 3,4% de pós-graduação.

2.3 Possíveis Parceria e Convênios.

A economia colombiana tem como maior participar em sua economia serviços ligados a pecuária, agricultura e mineração, dados comprovam o quão sua economia é afetada com a baixa da cotação do café, sendo a colômbia um país muito dotado de grandes riquezas naturais.

No entanto, dados apontam que 60% do PIB colombiano está ligado a área de serviços, sendo notório o grande interesse de empresas de telecomunicações como Movistar em optarem pela capacitação de seus funcionários, suprindo uma necessidade hoje escassa em todo território nacional

Dados PIB (produto interno bruto)

PIB 282,5 bilhões USD (2016)

Serviços 52,7%

Serviços possui maior porcentagem dentro do PIB nacional, ótima expectativa para os serviços de telefonia.

2.4 Ameaças e oportunidade.

As principais entidades de ensino superior da Colômbia Segundo o Ranking Mundial de Universidades, que poderiam ser concorrentes diretos são: A Universidade Nacional da Colômbia, atualmente em nível mundial está na colocação 254°. que é uma instituição de ensino superior pública e nacional, fundada em 1867. Seu rigor, recursos, produtividade, competitividade e corpo docente altamente qualificado, considerada como uma das universidades mais importantes da Colômbia e da América Latina. No país possui 8 campi Bogotá, Medellín,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com