TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Harvard Business School: O que a Indústria Automobilística pode aprender com a Computação em Nuvem

Por:   •  25/4/2020  •  Resenha  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ MBA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Fichamento de Estudo de Caso Daniel Felipe Silva Pereira

Trabalho da disciplina Serviços em Clouding

Tutor: Prof. Rogério Leitão Nogueira

Rio de Janeiro 2020

Estudo de Caso : O que a Indústria Automobilística pode aprender com a Computação em Nuvem Serviços em Clouding

REFERÊNCIA: Wessel, Maxwell. ARTIGO ESTRATÉGIA COMPETITIVA O que a Indústria Automobilística pode aprender com a Computação em Nuvem. PULICADO EM HBR.ORG 29 DE JULHO, 2015.

O autor inicia o seu artigo abordando a influência e o poder da indústria automobilística como sendo uma das maiores do mundo, o impacto na economia das 5 maiores chega a 750 bilhões de Euros. Já se pode notar que o momento disruptivo da indústria está acontecendo no período da publicação. Fornecedores como Uber e Lyft ainda eram citados como novos, ou seja, ainda eram uma aposta para o novo mercado. Assim como a tecnologia da informação, a indústria automotiva estava passando por sua própria transformação.

Conforme a estrutura do texto, podemos observar os 4 aspectos para a transformação do futuro do transporte que também são impulsionados pela transformação da TI.

O primeiro ponto abordado é: que alugar estrutura é relativamente caro. No entanto, com a constante evolução do mundo da computação, o modo de construir uma estrutura também foi alterado. Como podemos ver em diversos exemplos atuais, a lógico do negócio mudou e, com isso, mudou a forma de se vender o produto. Os fornecedores de TI em nuvem têm tanto o poder de compra quanto a disciplina operacional para minimizar o custo de uma unidade de armazenamento de dados. Exemplos como uber, ao invés de disponibilizar lojas e carros (produtos), disponibilizou uma interface (serviço em nuvem) que conecta um parceiro (motorista) com o seu cliente. Uma mudança drástica no mundo dos transportes, uma vez que, conforme o exemplo, houve uma drástica redução de custo para a empresa. É importante citar a importância dessa alteração na sociedade. Ou seja, a acessibilidade é um ponto muito importante, uma vez que utilizar um serviço para “alugar” um carro é algo tangível para uma porcentagem muita maior da população do que comprar um carro. Entendo que essa mudança disruptiva no mercado, trouxeram muitos pontos positivos para o nosso dia-a-dia.

O segundo ponto abordado é: que os efeitos da rede serão fundamentais para o desempenho da infra em nuvem. Importante citar os dois pontos em destaque para essa solução: A conveniência e o valor de uma rede densa. Ou seja, quanto mais o serviço é replicado em sua rede, mais as pessoas estarão propensas a se inscrever e utilizar o serviço. Consequentemente, novos parceiros, como os motoristas, podem aderir ao serviço, aumentando a densidade de sua rede. Esses são alguns dos efeitos causados pelo modo disruptivo que se propaga na transformação do mundo dos transportes.

O terceiro ponto abordado é: a onda de perturbação, que consiste na mudança de negócio, ou seja, na adaptação das empresas ao novo mercado. Já podemos uma onda de procura por carros autônomos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com