TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Nota Sobre o Processo de Equipe. Harvard Business School

Por:   •  31/10/2018  •  Resenha  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

REFERÊNCIA: Uma Nota Sobre o Processo de Equipe. Harvard Business School, 407-P02, 2011.

Introdução

No texto, o autor tem o objetivo de auxiliar o entendimento do trabalho em equipe, cuja característica é a diversidade de seus membros, sua importância, sua eficácia, desafios, aspectos do processo para criação de uma equipe eficaz. Cada vez mais comum nas organizações da atualidade, requer habilidade, atenção, versatilidade e comprometimento. Destaca que nos dias de hoje, altamente competitivo, cada vez mais há necessidade do trabalho em equipe, pois as tarefas estão cada vez mais complexas e combinar experiências, habilidades num só conjunto, produz mais e gera melhores resultados que um indivíduo agindo sozinho, apresentando as habilidades relacionadas a processos, o desenvolvimento de grupos e os desafios, com o fito de montar equipes altamente eficazes.

Processo de Equipe Eficaz

Considerando que cada membro da equipe traz consigo particularidades, sentimentos, culturas, expectativas, capacidades, comportamentos, o processo, o relacionamento entre a equipe pode ser benéfico ou nocivos ao objetivo comum, por isso é importante ser capaz de observar atentamente e fazer um diagnóstico do processo de uma equipe, com experiência e treino, essa capacidade aumenta, possibilitando identificar dificuldades logo no início, sabendo intervir quando preciso para solucionar o problema, aumentando a eficácia da equipe.

Quatro aspectos do processo de equipe exercem grande influência tanto na eficácia da equipe quanto na influência de todos os membros: tomada de decisões, participação, influência e conflito.

O processo de tomada de decisão é uma chave para o sucesso da equipe, é preciso identificar e explorar o problema, conhecer as suas causas e não apenas buscar uma solução, analisar o problema e o prazo em que deve ser resolvido. Gerar soluções possíveis, onde os membros da equipe devem ter liberdade de expressarem sua idéias sem censura. Aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis, a partir das apresentadas, chegando a uma solução que seja aceita por todos e que cumpra a meta, evitando conflitos. Estar comprometido com o processo e acompanhá-lo até o fim, definindo quais a tarefas a serem realizadas por cada membro e quem é o responsável por cada uma delas é fundamental.

Deve-se evitar o desequilíbrio da participação entre membros pois leva ao descomprometimento, frustração e raiva, gerando a implementação de decisões de pior qualidade, intervindo se necessário, .reforçando uma afirmação ou interrogando.

Quanto a influência, assim como a participação, geralmente estão relacionadas à status, experiência, influência, competência e estilo pessoal, o que não pode acontecer é um indivíduo ou subgrupo influenciar ao ponto de outras idéias serem rejeitadas, deixando de ser explorada, gerando a queda da eficácia do grupo.

Lidar com o conflito é vital, a discussão honesta, exposição de pontos de vistas diferentes, resultam em decisões mais fortalecidas e criativas, essa é a vantagem do trabalho em equipe, diversidade de pontos de vista que contribuem para a realização da tarefa, sendo saudável e essencial para o crescimento do grupo. Já o conflito afetivo é perigoso, gera desgaste, tensão e pode arruinar a todos os envolvidos, já que os pontos de vista não são ouvidos. A falta de conflitos, pensamento de grupo ocorre quando deixam de expressar suas críticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com