TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTÍGONA E AS CARACTERÍSTICAS DA TRAGÉDIA GREGA

Por:   •  26/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 8

SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E JUVENTUDE – CONTAGEM
                                       CCP – ARTES CÊNICAS

GUILLERMINA XAVIER
JULIANA VALENTE GOMES MONTEIRO

HISTÓRIA DO TEATRO


Contagem
18 de Setembro de 2019


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3
2. SÓFOCLES        4
3. AS CARACTERÍSTICAS DA TRAGÉDIA GREGA        5
  3.1
AS CARACTERÍSTICAS IDENTIFICADAS NA OBRA.......................................5
4. CONCLUSÃO..........................................................................................................9
5. REFERÊNCIAS.......................,..............................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

        O termo tragédia é usado frequentemente para designar algo catastrófico ou que contenha dor e sofrimento ao indivíduo.

        A tragédia grega caracteriza-se, em suas origens, pela fuga à racionalidade, uma vez que fora instigada pelo louvor e adoração ao deus Dionísio – deus grego do vinho. Deveria conduzir o indivíduo à catarse – explosão de sentimentos, expurgação de suas emoções mais profundas.

Para Aristóteles, a tragédia é um estilo derivado de poética dramática e consiste na reprodução de ações nobres, por intermédio de atores, os quais imitam no palco as desventuras do herói trágico que, por suas escolhas, passam da felicidade para a infelicidade, provocando na plateia sentimentos de terror e piedade.        Na tragédia grega de Sófocles, Antígona, é possível reconhecer características da tragédia.

A ação trágica, considerada por Aristóteles como a “alma da tragédia”, procede da decisão de Antígona de ir contra as normas tirânicas do estado, que a impediam de realizar honras fúnebres ao seu irmão, Polinice. Estas normas feriam os costumes estabelecidos pela tradição e, seu caráter familiar. Daí se revela a decisão da personagem de assumir a responsabilidade de sepultar seu irmão, contrariando a imposição do rei Creonte. Neste contexto, ela representa a fidelidade ás crenças nos deuses e seu afeto aos membros da família. O conflito toma amplas proporções desenvolvendo toda a obra.


2.  SÓFOCLES

Sófocles foi um importante dramaturgo da Grécia Antiga. Nasceu na cidade-estado de Atenas em 496 a.C. e morreu em 406 a.C. É considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo, junto com Eurípedes e Ésquilo. Viveu no período de maior desenvolvimento cultural de Atenas.

Filho de um fabricante de armaduras de nome Sófilo, Sófocles recebeu na infância e juventude uma educação bem tradicional, nos moldes atenienses, ou seja, com valorização dos aspectos culturais. Ainda na juventude, dirigiu um coral de criança, formado para comemorar a vitória ateniense na batalha de Salamina (480 a.C.).

No ano de 468 a.C., aos 28 anos de idade, participou de um concurso de arte dramática, em que venceu Ésquilo. Porém, foi derrotado, num concurso realizado em 441 a.C., por outro importante dramaturgo da época, Eurípedes. Durante a vida ganhou vários concursos ligados ao teatro e obteve justo reconhecimento da sociedade por seu talento na criação de sátiras e tragédias.                

A obra de Sófocles é de grande reconhecimento até os dias de hoje, pois ele foi capaz de criar inovações na técnica dramática. Entre estas inovações, podemos citar: a técnica de introduzir um terceiro personagem na cena e o rompimento com a tradição das trilogias.

Entre os principais temas abordados pelo teatro de Sófocles, podemos citar a religião e a moral.

De acordo com os historiadores, Sófocles escreveu aproximadamente 120 peças de teatro. Porém, com o passar dos tempos, poucas peças sobreviveram até nossos dias: Ajax, Antígona, AsTraquíneas, Édipo Rei, Electra, Filoctetes , Édipo em Colono, Tereus e Perseguindo sátiros.

  1. AS CARACTERÍSTICAS DA TRAGÉDIA GREGA

As características da tragédia grega são:

  • Exposição: onde ocorre a apresentação dos personagens e da história.
  • Conflito: A luta entre diferentes forças. A oposição entre o bem e o mal.
  • Peripécia: Reviravolta no enredo. Altera o curso dos acontecimentos.
  • Revelação: Algo que é revelado pelo personagem. Descoberta de sua personalidade. A revelação altera a conduta da personagem e abriga-a a formar uma ideia mais exata a si mesma do que a rodeia.
  • Catástrofe: Conclusão, acontecimento decisivo e culminante. Desenlace fatal onde se consuma a destruição das personagens. A catástrofe deve vir iniciada desde o início, dado que ela é a conclusão lógica da luta entra a Hybris e a Anankê, luta que é crescente (clímax) e atinge o ponto culminante na agnórise.
  • Catarse: Purgação, purificação. Acontece geralmente no final. È o efeito completo da representação trágica que visa purificar os espectadores de paixões semelhantes as dos protagonistas, pelo terror e pela piedade.

3.1 AS CARACTERÍSTICAS IDENTIFICADAS NA OBRA

Na obra de Sófocles, Antígona, é possível identificar a maioria das características citadas que a tornam uma tragédia grega.

  • Exposição dos personagens:

Antígona = Personagem principal filha de Édipo e irmã de Etéocles, Polinice e Ismênia. Antígona tinha coragem e fibra, não tinha receio em infringir as normas ditadas pelo rei em prol de saciar os seus deveres morais, neste caso, conceder ao seu irmão Polinice suas honras fúnebres.

Ismênia = Também filha de Édipo e irmã de Etéocles, Polinice e Antígona. Ao contrário da irmã, Ismênia era submissa e covarde (ao rei e aos homens), não tendo a coragem de honrar sua família e ajudar Antígona.

Creonte = Pai de Hémon, e de Menoceu, marido de Eurídice. Rei de Tebas, bastante autoritário e inflexível em suas decisões. Achava-se no direito e dever de construir leis que garantissem a ordem em Tebas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com