TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA IDEIA DO OUTRO

Por:   •  25/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DA IDEIA DO “OUTRO” NO FEMINISNO

GISLAYNE LARA BRITO DA SILVA

Fala-se bastante sobre lugar de fala como sendo a propriedade na qual determinado grupo ou pessoa tem de estabelecer uma situação/visão sob sua ótica de vivências individuais. Atenta-se ao fato de, por exemplo, um homem falar sobre o corpo feminino quando ele é, na verdade um homem – figura na qual, sendo homem, é impossível de ter certeza sobre o que fala posto que não é mulher.

O supracitado não poderia ser diferente em relação ao feminismo negro – configurado como um dos mais necessários, por discutir igualdade de gênero e também respeito às mulheres negras – que muito mais do que as brancas, são execradas desde os primórdios das civilizações humanas. Truth aborda que desde a época das colonizações o corpo da mulher negra é objetificado, assim sendo o feminismo negro agiria, nesse viés, como prerrogativa para a mulher se evidenciar e autodefinir, para que ela não precise da figura masculina para se conceituar.

Simone de Beauvoir diz que a mulher não pode ser o “outro” do homem, como sendo um ente oposto à figura do homem dotada de características diferenciadoras que não as fazem “homem” – mulher é mulher, não é necessário fazer comparação para assim chegar-se à “mulher”. A relação de senhor e escravo proposta por Hegel é analisada pela autora, segundo a qual a mulher estabelece exatamente essa relação de submissão constante com o homem. O binômio submissão-dominação é o favorito dos homens que as veem e querem apenas como objeto e só.

A concepção do que se entende como figura feminina é naturalmente inconclusa, já que a mulher, até agora, não obteve o poder de ao menos dizer quem é. Todas as interpretações dessa categoria de gênero são definidas em relação ao homem e através do olhar dele. Assim nasce o “Outro”: oposto comum e próximo (alguns exemplos são estabelecidos, os judeus/antissemitas; indígenas/colonos) que são analisados indissociavelmente.

A mulher, as vezes, é acreditada como sendo um “em si” funcional. Como autora de benfeitorias a quem quer que seja; no entanto isso é o cumulo da despersonalização e da desumanização, pois um “em si” de função não é vivo, e sim objeto. Contexto hecatombe que deve ser mitigado e com o tempo extinguido totalmente. Em contrapartida o homem é visto como um “para si”, segundo o qual Sartre estabelece como ente com acesso às possibilidades. A mulher, para Simone, é entendida como “outro” por não ser enxergada com a mesma reciprocidade de olhar do homem.

À mulher negra a execração é ainda maior. Que por não serem brancas e nem homens enfrentam ainda mais estigmas relacionadas à desassistência - Simone as categoriza como o “outro do outro”. A experiencia de subordinação é experimentada pela mulher negra com mais categoria; a objetificação é maior em diversos aspectos, há desrespeito continuo da individualidade e ser.

A autora Kilomba estabelece que para o preto é tudo mais difícil até mesmo para os homens. Segundo a autora, quando o contexto ou alguém referir-se à homem, deve-se perguntar: “De quais homens estamos falando?” tendenciado para uma resposta se à um homem preto ou branco. Para ela a sapiência do racismo deve sempre anteceder as analises sociais, ainda mais em se tratando de mulheres pretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com