TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensaios: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

Neste trabalho ponderaremos sobre o uso do jornal como recurso didático baseados no texto “a contribuição do uso de jornais no ensino de história em sala de aula” de Alessandro de Barros e com fragmentos do jornal “o farol” produzido em juiz de fora, minas gerais, no período do final do império.

DESENVOLVIMENTO

O ensino de história vem passando por transformações principalmente após a criação da escola dos annales no inicio do século 20, essa corrente historiográfica que ampliou o leque de possibilidades tanto da pesquisa quanto do ensino de história, tirando o foco da história tradicional que era baseada apenas em documentos oficiais, acrescentou outras fontes históricas como jornais, revistas, filmes e a história oral. Com base na concepção de história propagada por LucianFebvre e Marc Bloch, Alessandro de barros lança seu texto nos indicando um recurso didático bastante simples e prático: o jornal. Sim este rotineiro pedaço de papel com informações diversas, possui um caráter histórico inigualável, pois é uma fonte histórica que se bem aproveitada pode mudar os rumos do ensino de história.

Desta forma, Alessandro de barros da varias sugestões de como usar este recurso em sala de aula, porem como o próprio autor afirma: o que é mais importante nesta atividade éter objetivo, pois sem este, ela poderá se tornar cansativa e seus resultados, fatalmente, serãofrustrantes ao seu aplicador(BARROS, 201-, p, 3)assim é necessário que se tenha uma finalidade pré- estabelecida pelo professor além dos preceitos que se deseja utilizar.

Todavia, por tratar de questões cotidianas, a gazeta diária torna o ensino de história mais dinâmico, pois aproxima a disciplina da realidade dos alunos, mostrando que eles também são participantes da história, ou seja, são agentes de transformações sociais; além disso, a publicação possibilita outras formas de interpretar os fatos, favorecendo a criação de um olhar critico sobre o que se vê e o que se lê, segundo Faria,2003, pg.11:

Apesar de ser uma metodologia bastante simples, o uso de jornais em sala de aula ainda enfrenta a falta de recursos por parte dos governantes até mesmo a falta de ação de alguns profissionais da educação que não se interessam por essa prática.

Porem o docente deve ter certo cuidado com textos jornalísticos, pois apresentam certa subjetividade, ou seja, leva em consideração a visão de mundo de seus autores, funcionando também como forma de manipulação politica-ideológica das massas sociais. Mostrando também mudanças e permanências que ocorreram ao longo da história. Assim o jornal passa a ser um documento importanteno ensino.

Como exemplo destas características que o jornal possui como fonte histórica faremos uma analise do jornal “O Farol”, mais especificamente alguns anúncios de época, do final do império. No primeiro anúncio relata-se o aluguel ou venda de uma escrava, descrevem-se seus dotes e acrescenta-se que possui uma filha. já na segunda propaganda fala-se em aluguel de dois escravos um sem profissão definida e outro que é carpinteiro. Já o terceiro anúncio trata de uma família que precisa de serviços domésticos, porém não importa se escravo ou livre, mas precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com