TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Filosofia

Curso: Engenharia Civil

Professor: Vilson Leonel

Data: 21/10/2014

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (4,0 pontos)

Tales de Mileto é considerado o pensador que inaugura a Filosofia. Ao analisar a postura deste filósofo, em função do conteúdo estudado no livro didático de Filosofia, é possível perceber a aplicação da autonomia, da reflexão, da crítica e da criatividade.

Considerando tal tese, explique como a autonomia, a reflexão, a crítica e a criatividade se fazem presentes na postura de Tales. Desenvolva sua resposta em no mínimo 10 e máximo de 15 linhas.

Insatisfeito com verdades absolutas e divindades, Tales de Mileto começou a questionar racionalmente a natureza. Com seu pensamento crítico, diferente de todos da época, e a autonomia, capaz de pensar por si só, começou a formular novas teorias sobre questões cotidianas. Qual o principio que origina todos os seres? A partir de reflexões e estudos do cotidiano, Tales chega a uma resposta que não é baseada em fatos divinos ou misticismo “a água como principio em função da qual se originam todos os seres”. A criatividade está presente no pensamento, fazendo-o capaz de pensar diferente de toda sociedade que não questiona, apenas aceita. A coragem de criticar e trazer novos olhares para questões já tidas como solucionadas, faz de Tales de Mileto não apenas um grande filósofo, mas o primeiro, influenciando até hoje no jeito de fazer filosofia.

Questão 2 (2,0 pontos)

A Lógica atenta-nos para a importância do raciocínio válido, aquele que é fundamental para estabelecermos relações claras, sistemáticas e rigorosas. Considerando a dedução e a indução como tipos básicos de raciocínios válidos, proponha uma dedução que aborde sua vida como acadêmico(a) e uma indução que aborde sua vida como futuro(a) profissional.

a) Primeiro raciocínio válido - dedução (âmbito acadêmico)

O término da graduação depende da aprovação no TCC.

Obtive a aprovação no TCC.

Logo finalizei minha graduação.

b) Segundo raciocínio válido - indução (âmbito profissional)

Todos os alunos de graduação em engenharia civil saem da faculdade empregados. Logo, os próximos formandos já sairão da faculdade empregados.

Questão 3 (4,0 pontos)

Você estudou que há diversas formas de conhecimento e que estes podem ser distintos como: filosófico, científico, religioso e senso comum. Considerando tal distinção apresente três características pertinentes a cada um destes conhecimentos.

  • Filosófico: busca conhecer a realidade por meio da razão ou experimentação; rejeita experiências míticas e religiosas; utiliza a reflexão com base de estudos.
  • Cientifico: conhecimento controlado e rigoroso, não dependente da opinião pessoal de cada cientista; é objetivo, tornando os trabalhos fáceis de serem entendidos por outros cientistas; tem como base provas e evidências.
  • Religioso: tem como base seres divinos; verdades inquestionáveis, dogmático; é aceito pela fé.
  • Senso comum: conhecimento a partir de raciocínio indutivo; baseado na experiência pessoal a fim de resolver problemas cotidianos; transmitido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (286.8 Kb)   docx (75.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com