TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autonomia Da Política

Trabalho Universitário: A Autonomia Da Política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  2.500 Visualizações

Página 1 de 2

Questões de 1 a 11

Referentes à unidade 5 – Filosofia política;

dsnjnfvcmmkmQuestão 18:

Os sofistas, mestre da retórica, ensinam a arte da persuasão. Quais são as vantagens desse instrumento na democracia e quais os seus riscos?

A retórica, a arte dos sofistas, era importante por desenvolver a competência da expressão e, portanto, da persuasão na assembleia democrática. Os riscos eram denunciados por Sócrates e Platão, que criticavam os sofistas por abusarem da retórica em detrimento da verdade.

Questão 19:

Interprete a alegoria da caverna do ponto de vista político.

A alegoria da caverna pode ser interpretada do ponto de vista político porque, depois de sair da caverna e contemplar a luz da verdade e do bem, o filósofo volta para ensinar os que continuam presos ao mundo sensível. Para Platão só o filósofo será capaz de bem governar.

Questão 20:

Faça um quadro comparativo entre Platão e Aristóteles, indicando as diferenças e semelhanças entre as suas concepções de política.

Semelhança: a concepção normativa, que exalta as virtudes do governante justo e bom. Diferenças: Platão defende uma sofocracia (o poder dos mais sábios, dos filósofos); Aristóteles prefere a politeia, o governo constitucional da maioria dos cidadãos.

Questão 21:

Na Idade Média, o que muda e o que representa uma continuidade em relação à política grega?

O que permanece na política medieval: a política normativa, que exalta as virtudes do governante justo e bom. O que muda: por influencia da igreja católica, a política medieval encontrava-se atrelada à religião e ao poder do papa, daí a tensão entre o poder temporal e o poder espiritual.

Questão 22:

O que é o agostinismo político?

Essa teoria define o confronto entre o poder do Estado e o da igreja pela superioridade do poder espiritual sobre o temporal.

Questão 23:

“Foi na Grécia de Homero que surgiu uma maneira até então desconhecida de fazer política: o rei deixou de ser onipotente e seu poder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com