TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação

Casos: A Avaliação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DA APRENDIZAGEM

A avaliação está presente na vida de todos, é uma atividade complexa, saber que seremos avaliados causa certo temor, muitos temem à hora da prova, o medo e a incerteza dos conteúdos vistos e das relações de questões que podem ser apresentadas tornam esse momento um momento de pânico ao aluno.

Nesse momento muitos alunos recorrem a cola como um meio de livrar com mais segurança alcançar boa nota, sendo então aprovado. Mas e a aprendizagem? o conhecimento deve ser significativo e deve estabelecer oportunidades de novas construções e novos métodos, para que o aluno não venha a utilizar a cola, pois ela não ensina quase nada e não constrói conhecimento algum.

Os professores então começam a utilizar métodos inovadores, fazendo do conhecimento um processo de construção dinâmico, incluindo sujeitos variados nos diferentes momentos da avaliação.

Devemos construir uma escola que contribua para emancipação das pessoas, onde predominam novas avaliações nas instituições que demandam a formação contínua dos professores e os méritos de cada um.

2.7 O DESAFIO DA ÉTICA NA AVALIAÇÃO

Ética é um tema inerente a todas as dimensões do comportamento humano. À medida que a sociedade evoluiu, aumentaram as possibilidades de relações interpessoais tanto a nível profissional, quanto a nível da simples convivência em comunidade. As organizações, para serem eficientes, tiveram que criar novas instâncias administrativas, com uma multiplicidade de novos cargos e suas respectivas atribuições. Destarte, dentro de um mesmo espaço de trabalho pessoas devem buscar atuar de uma forma eficiente e cooperativa, conscientes dos seus limites, condição que já se traduz em um desafio ético. No próprio vai e vem das grandes metrópoles, onde massas humanas enfrentam de simples filas para pagamentos até aquelas extenuantes de embarque em transportes de massa, a ausência de ética condutual pode levar a confrontos e ao caos.

Em avaliação muito se tem falado sobre ética, porém duas abordagens são claras e distintas. A primeira, extremamente explorada nos manuais e seminários detreinamento de avaliadores, diz respeito somente aos aspectos comportamentais, tais como respeito ao ambiente de avaliação (instituição e pessoas), discrição nas atitudes e no trajar, distanciamento, rigor, dentre outros. A outra abordagem dos desafios éticos constitui-se em como fazer a avaliação com eficiência, seguindo os roteiros e referenciais estabelecidos previamente, tomando por base os padrões de qualidade acordados e com atenção para que fatores externos não conduzam a desvios dos objetivos a serem cumpridos. Em síntese, a ética do fazer com competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com