TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Base Da Filosofia

Exames: A Base Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

O que é filosofia da educação?

A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica á reflexão sobre os processos educativos, á análise dos sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, entre diversos outros temáticos relacionados com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade. O campo tem uma vasta de pensadores e uma das grandes questões que o atravessa é a dicotomia entre a educação critica, como um incentivo á habilidade questionadora por parte do aluno. Como se conhece e o que significa conhecer também são grandes questionamentos que a filosofia da educação tem o propósito de pensar e problematizar. São vários as teorias educacionais tradicionais e progressistas.

A filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados á existência,ao conhecimento, á verdade, aos valores morais e estéticos, á mente e á linguagem. A filosofia educacional de Platão foi baseada em uma visão da república ideal, onde a individuo era melhor servido ao seu subordinado a uma sociedade justa. Ele defende remover as crianças dos cuidados de suas mães e cuidar delas através do estado, com grande cuidado para diferenciar as crianças adequadas para as varias castas, a maior delas recebendo a melhor educação, para que eles possam agir como guardiões da cidade e cuidar dos menos aptos. A educação seria holística, incluindo fatos, habilidades, disciplinas físicas, e música e arte, que ele considerava a maior forma de esforço.

Platão acreditava que o talento não era distribuído geneticamente e portanto deveria ser encontrado em crianças de qualquer classe social.

O paradigma clássico em filosofia da educação

Os paradigmas na filosofia na educação é as mudanças que ocorre em meio a sociedade, tendo elevadas culturas e meios sociedade e meios diferentes entre as sociedades com relação a educação. Atualmente as pessoas tem se isolado muito não tendo muito contato com as pessoas em eu convivem.

Hoje em dia é muito fácil você se relacionar como mundo através do computador e das redes sociais, mais as pessoas estão se isolando devido essas tecnologias. O paradigma tem que ser quebrado não podemos viver como se estivéssemos dentro de uma bolha de ar, vivendo no meio de tanta gente mais se isolando em um computador. Falar em público ou ter o conhecimento e visão das coisas está cada vez mais raro como o aluno que pega o giz e nem sabe para o que serve ao ver a lousa imagina porque que não tem ícones como no PC, isso está sendo ocasionado por um paradigma que estão sendo as trocas dos meios educacionais da tecnologia da educação avança foi tão grande que está tornando as pessoas cada vez mais distantes do ensino que era constituído em sala de aula.

A mudança, em filosofia da educação não se reduz a uma troca de meios adicionais. Ao contrário, e uma transformação dos fins da educação e, por isso, implica o aparecimento de outras maneiras de dizer como a educação deve ocorrer. Surge então a necessidade de elaborar uma nova pedagogia. Não devemos nos deixar levar pela atitude de estranhamento do aluno e achar que isso pressupõe uma revolução. O garoto de fato esta espantado nos espantamos com mudanças visíveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com