TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografa Tomás de Aquino

Por:   •  2/4/2024  •  Bibliografia  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 7

ITEPA BIBLE COLLEGE

CURSO LIVRE DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

Evandro Martin Cassemiro

                                    BIOGRAFIA TOMÁS DE AQUINO

                                        BIOGRAFIA AGOSTINHO DE HIPONA

                                                       

                                     Avaliação final do Módulo Filosofia da          

                                        Religião para obtenção parcial de nota.

                               Turma de quarta-feira presencial.

     Prof. Adson Belo

São Paulo

abril/2023

Biografia de Tomás de Aquino

Um intelectual da Idade Média, Tomás de Aquino (1225-1274) foi um frade, filósofo e teólogo católico vindo da Itália. Membro da Ordem Dominicana, ele escreveu a renomada "Suma Theologica", uma exposição dos princípios católicos que lhe rendeu a canonização pelo Papa João XXII.

Em 1225 nasceu em Roccasecca em Aquino, no sul da Itália.  Sua família era conhecida por sua nobreza e lealdade ao imperador Frederico II da Alemanha.

Para preservar o legado de sua família, seus pais desejavam que ele seguisse seus passos e se destacasse como um estrategista militar estimado ou um diplomata competente.

Tomás de Aquino iniciou sua educação com 5 anos, sob a tutela dos monges da cidade vizinha de Monte Cassino. Ao longo de sua formação, seu intelecto excepcional tornou-se cada vez mais aparente. Ele foi obrigado a deixar e voltar para sua família em 1239. Mais tarde, ele seguiu estudos de artes liberais na Universidade de Nápoles. Quando completou 15 anos, Tomás de Aquino resolveu entrar para um convento.

Buscando uma abordagem radicalmente diferente do monasticismo que enfatizasse a pregação e o ensino. Apesar de ser considerado jovem e inexperiente, o jovem determinado implorou, debateu e apresentou seu caso até que a ordem finalmente estendeu uma recepção calorosa.

Quando Tomás de Quino compartilhou sua intenção de ingressar na Ordem Dominicana, seu pai despachou assistentes leais para resgatá-lo de Roccasecca.

Com as intenções descobertas, o superior do convento despachou Tomás de Aquino para Paris. Apesar dos esforços do superior para mantê-lo seguro, Thomas foi detido pelos enviados de seu pai e trancado em uma torre de castelo.

Frei Tomás nasceu quando Tomás de Aquino fugiu e encontrou refúgio no convento de Nápoles.  Ele tinha 17 anos quando fez seus votos religiosos.

Para propagar a fé cristã em vez de se isolar do mundo, optou por ser membro da Ordem Dominicana em vez de escolher uma vida solitária atrás das grades. Em 1245, ele decidiu se matricular na prestigiosa Universidade de Paris, conhecida por ser um importante centro de estudos teológicos durante a Idade Média. Rápido avanço de quatro anos, e ele alcançou uma posição como um professor respeitado.

Ele passou sete anos em Paris, ensinando e meditando.  Durante esse período ele começou a expor sua doutrina cristã, que acabaria por se tornar conhecida como "Tomismo" e ser reconhecida pela Igreja.

No início ele examinou a posição da Igreja sobre a filosofia de Aristóteles, que foi rejeitada por outros filósofos gregos pré-cristãos.

Sem os esforços de filósofos árabes, durante a Idade Média, as obras de Aristóteles poderiam ter desaparecido completamente.

O "Comentário" de Averróis apresentou uma interpretação que contradizia diretamente a doutrina da Igreja.  Ele refutou o Apocalipse e, em vez disso, defendeu que somente a racionalidade poderia levar os humanos a Deus.

Tomás de Aquino chegou às suas deduções após uma exploração aprofundada dos ensinamentos de Aristóteles.

A filosofia de Aristóteles não pode ser descrita como inerentemente pagã apenas devido ao seu nascimento pré-cristão. Os gregos e Aristóteles acreditavam na existência de um poder superior.

Quando utilizado adequadamente, o raciocínio concedido à humanidade por uma divindade divina não contradiz a crença religiosa.  Na verdade, tem o potencial de nos guiar em direção à verdade última.

As descobertas foram compiladas em sua magnum opus, a "Summa Theologica". Ele escreveu esta obra com a intenção de demonstrar que a fé e a razão humana não se excluem mutuamente.

Ela fornece uma apresentação lúcida dos princípios fundamentais do catolicismo que foram aprovados pela Igreja e ainda são verdadeiros.

As proezas intelectuais de Aquino lhe renderam bastante renome em seu próprio tempo.  Em 1261, o Papa Ubaldo IV estabeleceu a Cátedra de Teologia na Escola Superior da Cúria Pontifícia no Vaticano e nomeou Frei Tomás de Aquino como seu administrador.

Durante uma viagem para participar do Segundo Concílio de Lyon em 1274 Tomás de Aquino adoeceu gravemente.

Sabendo que a recuperação e a viagem eram impossíveis, ele pediu para ser levado para um mosteiro próximo em Fossanova - uma cidade próxima ao seu local de nascimento.

Em 1274, Tomás de Aquino morreu em Fossanova, Itália. O Papa João XXII o santificou postumamente em 18 de julho de 1323, e ele foi reconhecido como Doutor da Igreja em 1567.

Biografia de Agostinho de Hipona

Santo Agostinho (354-430) emergiu como um proeminente teólogo cristão, bispo, filósofo e escritor do norte da África.  Suas ideias sobre a interação entre fé, razão, Igreja e Estado exerceram influência significativa ao longo da Idade Média.

Agostinho de Hipona nasceu em 13 de novembro de 354, em Tagaste, cidade da Numídia (atual Argélia), região do Império Romano no norte da África.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com