TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

São Tomas De Aquino

Exames: São Tomas De Aquino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 4

Vida e Obra de Santo Agostinho

Nasceu em 354 e morreu em 430 d.c . Aurilius Agostinho. No seu tempo, houve algumas revoluções (o reconhecimento do cristianismo, declínio do império romano do ocidente). Pouco antes do seu nascimento, em 313, o imperador Constantino proibiu a perseguição aos cristãos e logo depois o cristianismo foi reconhecido como religião oficial no império romano.

Nascido no norte da África, na atual Argélia, em 354, era filho de pai pagão e mãe cristã. Agostinho não se importava com a vocação religiosa, seus primeiros estudos foram sobre retórica, sucessivamente virou professor em Roma, e em Milão conhece as pregações de Santo Ambrósio, que o influenciou ao Cristianismo.

Santo Agostinho foi um dos filósofos que entre cartas e obras, foi o que mais publicou, totalizando uma média de 230. As mais conhecidas são “Cidade de Deus” que descreve o reino divino, e sua autobiografia “Confissões”, que narra sua vida pecaminosa e a sua auto descoberta de Deus.

Além da vocação nos estudos e seu seguimento do pensamento de Platão, Agostinho foi o principal atuante da Patrística, que é o período da igreja em que homens, padres e leigos formularam a fé conforme ela vem de Cristo, e é caracterizada, pela indistinção entre religião e filosofia.

Santo Agostinho - Pensamento Filosófico

O pensamento de Santo Agostinho baseia-se nas leis divinas que regem a alma, o livre arbítrio proporciona o homem às escolhas, porém mesmo tendo a possibilidade de ser livre, não somos livres para fazer o que queremos, é necessário haver a racionalidade diante de nossos atos, a razão é o princípio que o homem deve adquirir para seguir o caminho ético e moral.

Santo Agostinho - Justiça

A justiça transitória realizada pelos homens é considerada imperfeita, assim julgada por eles, que tornam- a corrupta pelos falsos juízos da humanidade, que se diferencia da justiça eterna, já estabelecida como perfeita e isolada da corrupção dos atos do homem.

Santo Agostinho cristianiza o pensamento platônico, introduzindo o pensamento do Criacionismo, eliminando o mundo das ideias.

Seu pensamento de justiça era: “Justiça é dar a cada um o que eu sei”, para que exista uma República é necessária a ordem, e não há ordem sem direito e não havendo direito, não há justiça. Portanto é a ordem que deve promover a distribuição de dar a cada um o que é seu.

São Tomás de Aquino

Nasceu em 1224 e morreu em 1274 aos 49 anos. Descendente de uma família nobre, da região de Nápoles, na Itália. Sua educação escolar foi baseada em uma instrução espiritual, no mosteiro de Monte Cassino. Aos 14 anos, iniciou os estudos das chamadas Artes, de disciplinas de formação para a educação Escolástica. Aos 19 anos, Tomas de Aquino resolveu iniciar na Ordem Dominicana, após 3 anos iniciou na Corte papal.

Faz parte das suas obras, comentários de diversos escritos de Aristóteles, que discutia a respeito de conceitos filosóficos e teológicos, destacam-se em suas obras a Suma contra o Gentil, que defende a compatibilidade da razão e a fé. A Suma teológica trata da natureza de Deus e da moralidade e da missão de Jesus, marcando uma etapa fundamental que foi o método de ensino na Escolástica, que é o instrumento de pensamento crítico, de modo a conciliar a fé cristã com o sistema de pensamento racional.

São Tomás de Aquino – Pensamento Filosófico

O pensamento filosófico de Justiça define-se como uma virtude, por meio da razão e experiência, dar a cada indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com