TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caverna

Trabalho Escolar: A Caverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

A alegoria da Caverna

No texto “A alegoria da Caverna” de Platão, observa-se no seu desenvolvimento a história de um prisioneiro que após passar a vida toda de costas para realidadee acorrentado, vendo apenas sombras de objetos projetados por uma fogueira e separado do mundo exterior por um caminho ingreme, consegue se libertar e ter uma visão mais verdadeira do mundo real.

Trazendo para a realidade de um empresa, podemos comparar a caverna com uma organização que não consegue ser competitiva no mercado, os prisioneiros seriam os administradores, que vivem presos a sistemas de gestão desatualizados e autoritarios, as sombras podem ser a maneira errada de os gestores interpretarem o que realmente está acontecendo no mercado consumidor.

O prisioneiro que se liberta comparamos, a um administrador com o espírito empreendedor, que cansado da situação de mesmisse sem resultados da gestão empresa, vai em busca de conhecimento novos, conhecer “o mundo exterior” o mercado consumidor, ver quais a reais necessidades de seus clientes e da atualização da organização. Assim que começa enxergar as coisas como realmente são vê muita dificuldade em entender o real cenário apresentado.

Mais o querer saber e a vontade de mudar a situação da empresa, comandada por gestores com idéias e conceitos equivocados, prevalece e impulsiona a busca pelo conhecimento.

Após a nova visão adquirida, vendo as grandes diferenças existentes entre a concorrencia e a empresa quase se extinguindo, o administrador empreendedor, resolve compartilhar os novos conceitos, e a visão da realidade do mercado consumidor, com seus companenheiros ainda presos em visões antigas e sem resultados, nota-se que os velhos gestores, não acreditam e resistem, á nova idéia apresentada, assim continuam acorrentados ao sistema antigo de gestão, porém as dificuldades vão sempre existir a cabe ao bom administrador, tentar expor suas idéias de maneira que beneficie a organização, ou seja, apresentando resultados positivos e sempre buscar novos conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com