TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação Artística

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

A criação artística e a obra de arte

[pic 2]

                                                                            Fevereiro 2020                                          

Índice

Introdução 3

Relação entre o artista com a obra de arte e com o público 4

As teorias da arte:

  • A arte como imitação  5
  • Objeções à arte como imitação5
  • A Arte como expressão6
  • Objeções à arte como expressão6
  • A Arte como forma7
  • Objeções à arte como forma7

Conclusão 8

                                                                                                                                   

Introdução:

A arte surgiu com os primórdios da humanidade, revelou-se com as suas primeiras ações, principalmente através do seu trabalho, condição necessária para a sua sobrevivência, em que o homem utiliza a natureza transformando-a. As pinturas rupestres, também caracterizavam essa primeiras formas de ação, demonstrando que o homem da caverna, naquele tempo, já interesse em se expressar de maneira diferente.

Dentre os seus possíveis conceitos a “arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções”, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.

Partindo deste princípio, a arte existe para decorar o mundo, para explicar e descrever a história, para expressar ideias, desejos e sentimentos, a arte é uma manifestação singular. Quando o homem faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa de ser uma representação fiel das coisas no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão, ou o seu desejo. Baseado nisto, a função da arte e o seu valor estão na representação simbólica do mundo humano.

 Cada sociedade apresenta variados estilo de fazer arte, pois cada uma apresenta os seus próprios valores, sejam eles morais, religiosos e artísticos, cada região tem a sua cultura. Portanto, procura-se a partir da discussão deste tema, saber qual o significado e importância da arte para a sociedade, através de um relato sobre a sua origem, conceito e função.

 

Será a caracterização do processo criativo suficiente para classificar em que consiste uma obra de arte?

Relação entre o artista com a obra de arte e com o público

Os artistas são aqueles que produzem a obra de arte, sendo esta mais tarde consumida pelo público.

Desta forma é legitimo pensar que direta ou indiretamente todos nós somos consumidores de arte. Arte essa que pode passar pela dança, música, literatura, cinema, pinturas e/ou esculturas.

O público ajuda ainda no reconhecimento e valor de uma obra, isto uma vez que, se por exemplo sair um filme, que teve um custo enorme de produção e as salas de cinema estiverem vazias, esse filme não irá conquistar um óscar, desta forma o público influenciou o papel dos críticos na avaliação da obra.

Esta relação entre o artista e o público embora seja intrinsecamente necessária à existência da arte, não está isenta de problemas.

QUESTÕES:

a)Se o artista, ao produzir a obra, tiver em mente um certo tipo de público, significa isto que só este poderá apreciá-la corretamente?

b)Existirá apenas uma interpretação correta de cada obra de arte?

[pic 3]

A arte como imitação

As obras e a arte são produções humanas que imitam a natureza ou a ação do homem. Esta tese é confirmada pelo elevado número de obras que reproduziam pessoas, ações, acontecimentos, objetos e paisagens.

Uma obra e a arte tem de reproduzir algo;

E tanto melhor quanto mais fielmente reproduzir aquilo que imita.

Objeções à teoria da arte como imitação

Qual a objeção que se pode dirigir à teoria da arte como imitação a partir da observação destas imagens?

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Das duas obras, a que nos pode parecer mais realista e, por isso, a que poderá imitar melhor a realidade é a escultura de Miguel Ângelo. Mas as restantes obras deixarão de ter valor artístico por parecerem representar a realidade de forma menos realista? Uma obra de arte não implicará sempre que o seu autor faça uma interpretação subjetiva da realidade, logo uma recriação e nunca uma imitação?

Uma outra objeção que se pode dirigir à teoria da arte como imitação é a de que deixa de fora um sem-número de objetos que são hoje considerados formas de manifestação artistica.

A Arte como expressão

Poetas, pintores, romancistas e músicos começaram a utilizar a arte como forma de expressão das suas experiências individuais. Em vez de mostrarem a natureza, procuravam através das suas obras exprimir os seus sentimentos e o seu universo interior. A arte tornou-se um veículo para exprimir emoções.

O que é a Arte? Tolstoi escreve que « a arte começa quando alguém, com o intuito de se unir a outro ou a outros num mesmo sentimento, expressa esse sentimento através de certas indicações externas».

Tolstoi defende que não há arte se não houver expressão de sentimentos ou se esse sentimento não contagiar pessoa alguma. Assim, Tolstoi defende que a arte é uma forma de comunicação.

Definição de arte proposta por Tolstoi:

• X é arte se, e só se, é expressão de sentimentos.

Esta é a tese central da teoria expressivista da arte, ou teoria da arte como expressão. O que se entende exactamente por «expressão»? Tolstoi defende que a expressão envolve sete aspectos:

1. O artista tem de sentir emoção.

2. O público tem de sentir emoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (331.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com