TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Entre os Sexos

Por:   •  29/8/2016  •  Dissertação  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

          A pensadora francesa Simone de Beauvoir, juntamente com outras figuras conhecidas revolucionaram a polêmica temática da igualdade entre os sexos afirmando que  “A existência precede a essência”. Sendo assim, pode-se afirmar que o sexo biológico é simplesmente uma convenção social que difere homem e mulher sem remeter à ideia de que antes da essência, ambos existem, são seres humanos e merecem respeito.

      Segundo dados apresentados no FEM, Fórum Econômico Mundial, a desigualdade entre gêneros chega a 33,5%.  Essa desigualdade é notória no mercado de trabalho: segundo o site UOL, 9,6% das mulheres estão desempregadas enquanto para os homens, a taxa é de 6,6%. Muito se discute sobre a profissão estritamente masculina e, embora isso seja errado, é algo concreto e aceitável. Essa ideia se torna inaceitável a partir do momento em que a mulher não é respeitada no ambiente de trabalho e mais grave ainda, quando ela recebe menos que o homem, mesmo executando sua função da forma completa.

     No esporte, a situação não é diferente: Não se vê futebol feminino sendo exibido na grande mídia como o masculino. Tanto o reconhecimento, quanto o salário dessas jogadoras, são inferiores aos dos jogadores. Isso só indica que a sociedade brasileira tem muito o que andar para que todos os cidadãos sejam realmente iguais perante tanto à lei, quanto à sociedade.  

     Sobre, tem-se o “movimento” feminista que gera polêmica entre ignorantes. Diferente do que a maioria acha, não é um movimento que coloca a mulher acima do homem, mas sim ao seu lado. Em outras palavras, prega a tão sonhada pelas mulheres e tão temida pelos homens ignorantes igualdade entre os gêneros.

     Conclui-se portanto, que deve ser estabelecida pelo estado, uma lei que exija uma porcentagem mínima de mulheres trabalhando em uma empresa x  e que estas mulheres recebam o mesmo que um homem recebe ao executar tal função. Cabe às escolas  a conscientização dos alunos acerca do tema, informando e expondo o que é o feminismo e quais seus benefícios o país. Como sugere o filosofo Aristóteles: “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade”.

         

     

   

,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com