TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Divisão Internacional do Trabalho DIT

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Divisão Internacional do Trabalho e exploração

DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é o nome dado à distribuição da produção econômico-industrial internacional. E pode ser dividido em três fases:

A primeira fase ocorreu durante o fim século XV e durante o século XVI no início do capitalismo chamado capitalismo comercial, onde as colônias produziam e exportavam a matéria prima e providenciavam a mão de obra escrava e as metrópoles exportavam a manufatura.

Durante os séculos XVII, XVIII E XIX após as duas revoluções industriais, ocorreu a segunda fase da DIT, marcada pelo capitalismo industrial, nesse período as colônias passaram a exportar também produtos agrícolas. E muitas multinacionais instalaram filiais pelo mundo

E na terceira fase com o capitalismo financeiro ocorre a abertura do mercado financeiro da maioria dos países subdesenvolvidos para as multinacionais que assumiram uma enorme proporção.

Basicamente o que ocorre na Divisão Internacional do Trabalho é que os países subdesenvolvidos geram a matéria-prima e fornecem aos países desenvolvidos mão de obra barata e impostos reduzidos. As empresas multinacionais então migram para esses países atraídos por esses benefícios.

Esse processo torna o custo do produto final menor o que aumenta os lucros que acabam retornando para os países de origem das empresas, alem disso, muitas vezes os países em ascensão econômica que participaram da produção acabam comprando esses produtos finais por um preço elevado, o que impossibilita o desenvolvimento dos mesmos gerando desigualdade e  favorecendo os países economicamente mais fortes.


Conclusão

Podemos perceber a partir deste trabalho que a Divisão Internacional do Trabalho e o fato de que as multinacionais muitas vezes buscam apenas interesses próprios sem se preocupar com a situação social e econômica dos países onde estão instaladas, acaba gerando uma enorme desigualdade o que é um obstáculo para a democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com