TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECOLOGIA

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

1)

“Processo evolutivo, visto que a adaptação faz-se mediante a incorporação, pelos os seres vivos, de atributos novos, através do aprimoramento de seus órgão e funções [...]”.

“A evolução é, pois, uma contingência a que estão potencialmente sujeitas todas as espécies, mas que pode ou não ocorrer, conforme o ambiente natural em que vivem sofra ou não mutações radicais [...].

“O homem também tem, como todos os demais animais, de adaptar-se e, portanto, transformar-se para sobreviver”.

“Nele, porém, o processo adaptativo apresenta uma característica peculiar que o diferencia daqueles que regem os demais seres: a modificação da natureza pelo o trabalho”.

 

2)

“A adaptação do homem à natureza se faz assim de maneira ativa. Ele a modifica racionalmente, criando para si condições de existência que o ambiente natural nega [...] alcança, desta forma, a liberdade, através da produção, da armazenagem de viveres e da construção de abrigos[...] que propicia condições de vida e de reprodução da espécie independente dos caprichos e vicissitudes da Natureza”

“Porém esse processo de transformação da natureza, longe de ser unilateral e mecânico, é eminentemente interativo e dialético”

3)

“ A condição prévia para o desenvolvimento do processo de hominização foi o surgimento, entre as espécies mais avançadas de artrópodes, de um ou vários ramos que, pressionados pelas circunstâncias, vieram a adotar a postura bípede, quase ereta, que levou esses animais  abandonar completamente, com o passar do tempo, o uso das mãos como instrumento de locomoção”

“[...] Importantes modificações geoclimáticas modificaram o clima da Terra[...]. Com a diminuição do espaço ocupado pela floresta, aumentou a pressão demográfica e, consequentemente, exacerba-se a competição entre os mais fortes pela sua posse”.

“Todavia, o cérebro somente atingirá a  sua dimensão atual- duas vezes superior aos dos primeiros homínidas- graças a sua práxis resultante de um prolongada luta contra a natureza que se concretiza através do trabalho, com base na utilização da mão, dos instrumentos que prolongam a ação transformadora do homem e dos órgãos de seus sentidos: visão, tato, audição e olfato”.

4)

“Porém, o trabalho[...] supõe e provoca a utilização da linguagem, sem a qual é certo que a linguagem não podia evoluir e prosperar, pois o trabalho requer esforço em comum, ação em comum, para que todas as energias de um grupo de homens se apliquem ao mesmo ponto e no mesmo instante, por exemplo para remover um rochedo. [...] É preciso poder explicar o trabalho a efetuar, o que significa dizer que é preciso, além das sensações, sinais qualitativamente novos, que exprimam as ligações entre as sensações: as palavras”

5)

“O processo de hominização tem como ponto fulcral a luta travada pelo o homem no sentido de dominar a natureza adversa”.

“A formação do homem constitui um processo eminentemente dialético pois que se concretiza através de um movimento incessante, que se desenvolve na base da oposição constante entre os elementos que integram o ser em transformação- o homínida, ancestral do homem”.

“Esta luta de contrários envolve dois polos opostos, que coexistem de maneira conflituosa no hominida. De um lado o velho, representado por todos os elementos, físicos e psíquicos, que ainda dominam o ser, configurando uma criatura quase completamente irracional, mais conduzida pelo os instintos do que pela razão. Do outro o novo, que se manifesta nos primeiros lampejos de pensamento do animal, resultante de uma práxis transformadora que nega o velho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com