TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Flexibilização do Trabalho

Por:   •  15/6/2015  •  Dissertação  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

“A flexibilização do direito do trabalho é também entendida como um instrumento de adaptação rápida do mercado de trabalho. Neste sentido é concebida como a parte integrante do processo maior de flexibilização do mercado de trabalho, consistente no conjunto de medidas destinadas a dotar o direito laboral de novos mecanismos capazes de compatibilizá-lo com as mutações decorrentes de fatores de ordem econômica, tecnológica ou de natureza diversa exigentes de pronto ajustamento”

Em sala de aula discutimos em diversos aspectos sobre a flexibilização do trabalho e suas precarizações, mostrando um pouco sobre a realidade que estamos vivenciando, a vida das pessoas que lutam para se englobar no mercado de trabalho competitivo. Um dos exemplos que discutimos foi sobre a empregada doméstica que antes de sair a Lei que regulamenta a sua profissão, a funcionária  doméstica era tratada de várias maneiras que a sua profissão era explorada. Após o surgimento da lei os patrões continuam com a exploração da mesma forma, abandonando e desvalorizando a profissão da empregada domesticas por diarista.

Podemos observar nesse ponto uma grande exploração do trabalho onde a mas-valia ela continua sendo predominantemente como diz o autor.

“ A ação de empresas e governo tem destruídos o mercado de trabalho e mais parece o jogo da dança das cadeiras. A cada parada da música somem cadeiras do jogo. Aquelas que podem melhor disputar sua cadeira assim o fazem,enquanto os outros, cada vez em número, ficam assistindo em pé”.(Mattoso,1999:20)

A flexibilização nas relações de trabalho parte pela precariedade que se mostra em toda parte que dá danos aos trabalhadores, pois como discutimos em sala de aula, os empregados vãos a procurar de emprego, e recebem uma grande carga de ideologia, que aquilo que eles vão fazer é facilmente, mas em outro ponto ou eles aceitam por necessidade ou perde a chance de trabalhar, pois a fila a de reserva que espera por uma vaga de trabalho é imensa.

Como diz o Bourdieu “A precariedade atua diretamente sobre aqueles que ela afeta e indiretamente sobre todos os outros pelo temor que ela suscita e que é metodicamente explorado pelas estratégias de precarização, com a introdução da famosa “flexibilidade”. Começa-se assim a suspeitar que a precariedade é o produto de uma vontade política, e não de uma fatalidade econômica, identificada com a famosa “mundialização.

A nossa equipe lemos a pagina 224 a 225 da apostila e discutimos sobre a terceirização das empresas que vem nos mostrar que é um dos componentes da burguesia manipular e explorar os trabalhadores a procura do lucro e do superlucros. Nisso consiste uma grande forma de destruir, individualizar limitando o mínimo a socialização do trabalho e aconstrução de sujeitos coletivos.

O Druck vem nos falar em sua discussão sobre o trabalho tentando aprofundar a separação entre o trabalho prescrito e o trabalho real.

 O conceito de  trabalho real (atividade), pode-se dizer que é aquilo que é posto em jogo pelos trabalhadores para realizar o trabalho prescrito (tarefa). Logo, trata-se de uma resposta às imposições determinadas externamente, que são, ao mesmo tempo, apreendidas e modificadas pela ação do próprio trabalhador.

O conceito de Trabalho prescrito(ou tarefa) refere-se ao que é esperado no âmbito de um processo de trabalho específico, com suas singularidades locais. O trabalho prescrito é vinculado, de um lado, a regras e objetivos fixados pela organização do trabalho e, de outro, às condições dadas. Pode-se dizer, de forma sucinta, que indica aquilo que ‘se deve fazer’ em um determinado processo de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com