TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Social e Política do Brasil

Por:   •  7/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

Carta trezentos anos de Minas Gerais:

Janaúba-MG, 28 de novembro de 2020.

Querida Maria

Me chamo ..... e estudo na escola estadual Rômulo Sales De Azevedo e hoje venho contar para você um pouco sobre a história de Minas Gerais, em homenagem ao seu tricentenário aniversário que ocorrerá no dia 02 de dezembro deste ano.

Minas Gerais é um estado com ampla e diversa expressão cultural em seus mais variados registros, tanto no passado, quanto no presente. É um lugar cheio de tradições, mas traz contemporaneidade no campo das artes, da tecnologia, da arquitetura, da música, da dança e do teatro, teve uma grande representação no período barroco que carrega até hoje como as diversas igrejas e cidades históricas que são uma das principais fontes a movimentarem o turismo da lugar e um exemplo bastante conhecido em nível internacional é a cidade de Ouro Preto ou Diamantina que vêm trazendo várias igrejas e patrimônios considerados obras primas produzidos por artistas de grande apreciação como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e Mestre Athaíde, o que é uma uma espécie de registro material do nosso povo, entretanto todas as cidades carregam traços do passado, como a minha cidade, Janaúba proprietária de danças próprias, a dança do pote é um exemplo consueto e estudado por registros orais daqui. Nas grandes manifestações religiosas temos os ”festeiros” que introduzem bem os eventos das paróquias e têm a participação de uma grande parte da população, além do artesanato com um espaço cultural e os artesãos antigos, festas de âmbito não religioso tipo a tradicional festa junina, a prática da medicina alternativa e crenças em supertições que muitos acreditam até hoje como comer manga verde com sal ou as comidas típicas e seu jeitinho de falar que cativam qualquer um facilmente estão relacionados a origem do nosso povo (indígenas e escravos). A etnia e o modo de viver gortubano é resultado das modificações ao longo do tempo do que era praticado pelos quilombolas.

É imprescindível o estudo de todo território mineiro porque infelizmente está sendo perdido continuamente nossos registros e hábitos deixados por antepassados, ou seja, nossa história.

Vale ressaltar também que Minas Gerais é uma região lindíssima possuindo algumas das cachoeiras e grutas mais lindas do Brasil além de uma ótima gastronomia valendo a pena ser um lugar a ser visitado.

Com carinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com