TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA ORATÓRIA 7

Trabalho Escolar: A HISTÓRIA DA ORATÓRIA 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  11.621 Palavras (47 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 47

A HISTÓRIA DA ORATÓRIA 7

IV – DIVISÃO DA ORATÓRIA. 11

V – O QUE É A ORATÓRIA. 13

VI – O ORADOR. 16

VII – O ESTILO 27

VIII – O PÚBLICO. 31

IX – PREPARAÇÃO DO ASSUNTO. 38

X – ENFRENTANDO O MEDO 46

XI – USO DAS ILUSTRAÇÕES 49

XII – A IMPORTÂNCIA DA DICÇÃO 51

XIII – QUESTÕES PRÁTICAS 62

XIV – DEFEITOS DA VOZ E SUA ORIGEM 66

XV – EXERCÍCIOS DA VOZ (Dr. Pedro Bloch). 70

I – INTRODUÇÃO GERAL

A HISTÓRIA DA ORATÓRIA

Segundo Fr. Jesus Alejaldre, o 1º orador no estrito senso da palavra, foi Solon, depois dele surgiram outros cujos principais nomes foram: Temístocles, Péricles, Alcebíades, Clísias e Terâmenes. Nenhum destes homens deixou normas escritas sobre o exercício da oratória. A oratória, enquanto possuidora de princípios normativos, teve seu início, na Silícia, no ano 400 AC, aproximadamente. Quem lhe deu a forma de ensino foi Corax e seu discípulo Tísias.Corax é chamado o fundador da retórica, por Aristóteles.Ele e Tísias escreveram um tratado, muito citado por diversos autores, cuja finalidade era orientar os advogados quanto ao uso da palavra nos tribunais. Ele, Corax, dividiu o discurso em 5 partes: O exórdio, a narração, a argumentação, a digressão e o epílogo.Foi na Grécia, e mais precisamente em Atenas onde a oratória adquiriu grande desenvolvimento. Apesar de inúmeros grandes oradores, dois se destacam:Sócrates, chamado de o Pai da Oratória, porque foi o primeiro a escrever discursos, que serviam de modelo a seus discípulos. Foi ele que implantou a Retórica no currículo escolar de Atenas. Demóstenes, o maior orador da Grécia, ninguém o suplantou em sua capacidade de arrebatar os sentimentos de seus ouvintes. Seus discursos serviram para formar outros grandes oradores, que procuraram imitar sua assombrosa variedade de idéias e riqueza fraseológica, onde harmonizava frases longas e breves.Nesta mesma época, século IV AC, um outro nome se destaca como estudioso da Retórica: Anaxímenes de Lâmpsaco, que apresentou grande contribuição a esta arte. Ele classificou a Retórica em 3 gêneros:

[1] Deliberativo.

[2] Demonstrativo.

[3] Judiciário.

É de Aristóteles a mais antiga obra sobre Oratória intitulada de a “Arte Retórica”, a qual chegou até nossos dias. Era uma obra em 3 volumes.

[1] O primeiro se refere à linha de argumentação a ser seguida pelo orador.

[2] O segundo se destina a ensinar como o ouvinte aprende as idéias.

[3] O terceiro visa expor a estrutura do discurso e suas partes.

[5] Oratória Hoje e de Ontem.

Poderia alguém pensar que a oratória perdeu o seu lugar de importância na atual sociedade. Estes se enganam. O que de fato aconteceu é que ela se adaptou a uma nova situação. A arte da palavra continua tendo sua importância nas relações humanas do mundo hoje.

Ela perdeu em pompa, verbosidade, grandiloquência para dar lugar à objetividade, à síntese e à simplicidade na exposição de assuntos práticos. O auditório, hoje, solicita uma fala mais natural e objetiva, sem os adornos de linguagem e a rigidez da técnica.

A Oratória hoje não é exclusiva de políticos, religiosos e advogados. Empresários, executivos, profissionais liberais, tecnocratas necessitam cada vez mais da comunicação verbal. Isto envolve todas as atividades da vida: Apresentar relatórios, Presidir solenidades,Vender produtos,Dar entrevistas, Fazer palestras.

O orador de hoje conversa mais com o ouvinte do que pronuncia um discurso. Por tudo isso a eficiência é a qualidade que caracteriza a Oratória de hoje. e] O bom orador é aquele que, tendo em vista determinado objetivo – informar, persuadir ou deleitar – plenamente o consegue pela influência que exerce sobre o auditório.No passado, o orador visava despertar e conduzir o auditório ao patético. Hoje este não é o primeiro objetivo do orador. O que ele quer é captar a atenção e estabelecer uma comunicação recíproca.

A grandiloquência cedeu lugar ao coloquial; e o informal se tornou a forma atual de dizer.

IV – DIVISÃO DA ORATÓRIA.

A Oratória pode ser olhada sob vários pontos de vista:

:[a] Da linguagem.

[b] Das qualidades do discurso.

[c] Da forma.

[d] Dos argumentos – conteúdo.

[e] Do objetivo.

diversas divisões:

[a] Simples, média e sublime.

[b] Completa e incompleta.

[c] Sagrada, forense, parlamentar e acadêmica.

Julgando, que o que mais importa é o conteúdo ou matéria do discurso, nós a dividiremos em:

[a] Polêmica:

[1] Política

[2] Artística

[3] Social

[4] Judiciária

[5] Religiosa

[a] Evangelística

[b] Doutrinária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.6 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com