TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideia Da Modernidade

Monografias: A Ideia Da Modernidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade aula 11

Leia o texto "A ideia de Modernidade" de Danilo Marcondes e responda:

1. Por que a filosofia do Renascimento recebeu a denominação de "humanismo"?

Resposta: O Humanismo é um movimento filosófico surgido no século XV dentro das transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e económicas desencadeadas pelo Renascimento. Com a ideia renascentista de “dignidade do homem”, isto é, o homem está acima da Natureza, o Humanismo coloca o homem no centro do universo.

Chegado o século XVIII, na filosofia moderna, o homem é concebido como um ser ativo que domina a Natureza e com isso a sociedade. Embora não haja separações entre Natureza e homem dentro do movimento humanista, o homem é diferenciado dos demais manifestando as suas diferenças na racionalidade, na moralidade, na ética, na técnica, nas artes, etc. no humanismo o homem, como ser dominante, está sempre a aperfeiçoar-se através do desenvolvimento proporcionado pela sua racionalidade. O Humanismo tem influência em várias áreas das ciências humanas. A sua importância reside na fundamental ruptura entre Igreja e Ciência, carregando consigo uma visão diferenciada do homem em relação aos outros elementos naturais.

Tem como referência o “antropocentrismo” (o homem o centro de tudo), em oposição ao “teocentrismo”(Deus é o centro de tudo). Traz consigo uma série de “sub-pensamentos” derivados, tais como, o individualismo, o neoplatonismo, o racionalismo, e o otimismo, dentre outros. Nasceu a partir de um movimento de intelectuais e pesquisadores, os quais, entre o final do século XIII e meados do século XVII, decidiram manifestar um interesse especial pela leitura de textos clássicos, escritos em latim e grego, fazendo renascer uma nova era de pensamentos, com reflexos diretos na cultura, na sociedade, na religião, na política, na ciência e na economia, dentre muitas outras. Era o movimento Renascentista, fronteira entre a Idade Média e a Idade Moderna. Por proporcionar uma redescoberta, fundamentada nas referências culturais da antiguidade clássica, o humanismo renascentista fez surgir também o naturalismo.

2. Quais as novidades trazidas pela Revolução Científica Moderna?

Resposta: Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em torno do Sol. A invenção da prensa móvel, feita pelo inventor alemão Gutenberg em 1439, revolucionou o sistema de produção de livros no século XV. Com este sistema, que substituiu o método manuscrito, os livros passaram a ser feitos de forma mais rápida e barata. A invenção foi de extrema importância para o aumento da circulação de conhecimentos e ideias no Renascimento.

3. Diferencie o conceito antigo do conceito moderno de ciência. O que diferencia a ciência moderna da ciência antiga e medieval?

Resposta: Os filósofos antigos, somente com observação tentavam responder qual o elemento que seria a origem de todas as coisas, Tales de mileto falava que era a agua, Anaximandro falava que era o determinado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com