TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Ética para Advogados

Pesquisas Acadêmicas: A Importância da Ética para Advogados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Rui Barbosa

 Com base nos Passos 1, 2 e 3, responder às seguintes questões:

a) Quais princípios éticos foram violados? Justificar sua resposta.

b) Em sua opinião, por que se exige uma postura ética dos profissionais?

c) Existe profissão que pode ser menos ética que a jurídica? Justificar sua resposta.

d) Por que a ética é tão importante na profissão jurídica?

A ética está ligada ao comportamento individual de cada indivíduo, bem como sua postura e conduta moral frente às questões e demandas profissionais. O indivíduo, ao nascer, vai sendo moldado pelos ensinamentos da família, sociedade, ou seja, pelas pessoas de seu convívio. Ao crescer, vai transportando essa moral para uma ética pessoal, que com será a base do que este indivíduo mostrará em sua profissão, em sua conduta ética-profissional e pessoal.

O trabalho humano se difere de profissão. Ser trabalhador é diferente de ser profissional. Muitos não são felizes nas áreas que atuam, pois escolheram aquele trabalho por não terem conseguido uma oportunidade melhor ou porque o valor pago pelo trabalho era um valor que o agradava. Porém não era a profissão desejada. Para ser um bom profissional, precisa-se em primeiro lugar, amar e ser dedicado ao que se faz, entender que a profissão escolhida deverá em primeiro plano atender o bem comum, saber trabalhar em equipe, pois ninguém faz tudo sozinho e somente depois visar os valores a serem recebidos pelo seu trabalho.

Este pensamento deve ser ainda mais amplo no tocante à profissão forense, pois os profissionais do direito, devem ser mais dedicados, pois suas profissões são em favor da justiça, do bem social e comum, pois trata-se da vida íntima das pessoas.

Deve-se, portanto, ao se buscar a área forense, compreender que o principal objetivo de ter escolhido esta área é praticar o que se ama e fazê-lo com o máximo de comprometimento possível, o qual deve ser aprimorado cada vez mais.

O mundo contemporâneo tem sido palco, onde cada vez mais pode-se observar profissionais, de áreas afins, usando suas profissões em favor próprio, usurpando para si coisa alheia, visando somente lucros.

Contudo, os profissionais forenses precisam estar imbuídos de um pensamento de justiça e responsabilidade social, porque cada ato e cada decisão tomada vão incidir diretamente sobre a vida dos sujeitos, de um modo particular, e sobre a sociedade, em geral. Não há como exercer o Direito, objetivando apenas o lucro e o enriquecimento pessoais. O exercício do Direito deve e precisa ser feito visando o bem comum e à justiça e equidade sociais.

a) Quais princípios éticos foram violados? Justifique sua resposta.

Foram violados os princípios éticos referentes ao pessoal e profissional, o princípio da dignidade humana, honestidade e personalidade de cada indivíduo. Quando se dá um voto de confiança a alguém para que este seja o representante lega de outrem, como um advogado, dentre outros, espera-se que este proceda com dignidade e honestidade, sempre com clareza. Espera-se, também, que este profissional trabalhe com ética visando o bem comum, que seus interesses pessoais não os torne corrupto, deixando de exercer seu papel, passando a visar somente o bem pessoal, porque trabalhar com honestidade é a prerrogativa da ética. Quando se trabalha dentro do princípio da honestidade e da ética, o profissional adquire respeitabilidade e confiança.

b) Em sua opinião, por que se exige uma postura ética dos profissionais?

Em primeiro lugar, entende-se que um profissional, seja ele de que área for, deve escolher uma profissão visando a prática da Justiça, além de se buscar fazer o bem comum, ajudando a construir uma sociedade onde as pessoas possam ter mais igualdades de condições, dignidade e onde possam ser tratados com mais humanidade. Assim, os profissionais forenses devem exercer sua profissão com dignidade e clareza e visando sempre o que é correto, moral e ético, pois o que não é ético, não é justo.

c) Existe profissão que pode ser menos ética que a jurídica? Justificar sua resposta.

Não. Cada profissão tem seu valor e sua pertinência. Nenhuma profissão é mais importante ou menor que a outra. Todas as profissões têm o seu valor social. Entretanto, há diferenças no tocante à forma de se reger a conduta ética. Algumas profissões têm um código de ética regulamentado a que o profissional está submetido; este, agindo em contrário à ética, sofrerá sanções administrativas e jurídicas a prestará conta de suas decisões. Já, para determinadas profissões, não há um código de ética regulamentado, mas existe uma conduta profissional e pessoal a seguir dentro de suas carreiras.

d) Por que a ética é tão importante na profissão jurídica?

O profissional do Direito deve trabalhar sempre com honestidade, pois onde há a prática da ética, há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com