TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Cartas A Um Jovem Advogado

Exames: Resenha: Cartas A Um Jovem Advogado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  3.861 Palavras (16 Páginas)  •  5.338 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

Em cartas a um jovem advogado, o autor Francisco Mussnich, divide com o leitor sua trajetória de vida, até alcançar seu sonho de se tornar advogado. Ele escreve praticamente um diário de vida onde conta detalhes de sua experiência ao longo de sua caminhada profissional que, diga-se de passagem, é muito bem sucedida apesar dos poucos cabelos brancos que restou, levando o leitor a refletir sobre sua futura trajetória no campo do Direito. Ele oportuniza histórias, conselhos, sugestões, e recomendações com o intuito de te ajudar a ser bem-sucedido em tua futura profissão e a construir tua própria história.

2 ALGUNS TALENTOS INDISPENSÁVEIS

A genética dos parentes ascendentes está no sangue autor, de fato, sua mãe com quem conviveu, impregnou nele a verdadeira paixão humana, mas, foi no colégio que, desde cedo, ganhou preparo para o exercício da advocacia, saber escrever de forma concisa e fazer provas orais além das disputas partidárias num clima tranqüilo e fraternal o encaminharam para assimilar a vocação de braços abertos.

Infelizmente é difícil encontrar hoje em dia um ambiente assim, o que não diminui em nada o mérito e o dom do autor, só valoriza.

3 A FORMAÇÃO DO ADVOGADO

A profissão de advogado é multidisciplinar, e só estudar não leva ao sucesso, é necessário a escolha de uma faculdade, que além do destaque em determinada área, possua mestres de referência, como é o caso da PUC, onde o autor estudou, é uma faculdade fundada pelos jesuítas, referência no mundo, e à vida do atual Papa da Igreja Católica Apostólica Romana fala por si só da importância de ser jesuíta.

Concordo plenamente com o autor, o ser humano além de possuir vastos dons vai se relacionar sempre com pessoas diferentes e de múltiplas culturas, o que exige uma sensibilidade e profundidade que vai além de obras literárias.

4 COMO ESTUDAR

A participação é fundamental para aguçar a sensibilidade e guiar o aluno rumo à meta profissional.

Concordo com o autor, mas não acho legal, nem o que acontece nos Estados Unidos que obrigam, nem no Brasil que liberam, o ideal é à conscientização e à demonstração, por meio, de casos concretos, sempre na liberdade equilibrada com uma cobrança, e acredito também que outros fatores interferem positivamente ou negativamente no desempenho e interesse acadêmicos, entre eles, problemas familiares e econômicos, não citados pelo autor, e o mesmo ponto de vista vale para professores, talvez esteja na hora das instituições que se dizem públicas valorizarem os professores, começando por um salário mais justo, para que não precisem gastar o precioso e escasso tempo com outras fontes para gerar um salário suficiente para a vida digna e assim poderem se dedicar em tempo integral, ao menos, sem preocupação financeira.

5 PÔQUER, ENGENHARIA E TEATRO

É necessário ir além do que a faculdade ensina e procurar através de livros jornais revistas e sites especializados informações jurídicas.

Também concordo, conhecer pôquer, engenharia e teatro são importantes para aumentar a capacidade e desempenho com qualidade do bom advogado. Fico um pouco preocupado com profissionais de classe pobre que não têm acesso, como deveriam, por falta de recursos ou por falta de tempo em face de ter que trabalharem longe da residência e da faculdade. Esses profissionais graças aos programas do governo surgem cada vez mais através do ProUni e são eles que talvez irão levar o Direito lá onde o Estado não chega, que são favelas, senzalas, cortiços e periferias das grandes cidades.

6 QUE TIPO DE ADVOGADO QUER SER?

Muitas faculdades se destacam por certas áreas do Direito, e na faculdade o que mais chama atenção não é a área, e sim, determinados professores que se destacam na conduta humana, e ou na área em que licenciam, e juntos, a outros mestres, contribuem de maneira muito positiva para a formação e decisão, ajudando assim, para a escolha definitiva da futura área de atuação.

O Direito, por ser voltado e oriundo da vida e relação entre pessoas, acaba transformando-se a cada dia, sendo assim, os estudantes e advogados precisam se atualizar, o que está cada vez mais acessível pelos meios informatizados.

7 VIDA REAL

O método vitorioso do autor no avanço profissional se sobressaiu pela escolha de grandes mestres e desafios. No escritório escolhido para estágio, teve a felicidade de ser admitido sem o teste de seleção e, diante da oportunidade, agarrou-a com unhas e dentes, dedicando-se na aplicação e nos estudos que, demonstrou ao longo do estágio.

Infelizmente o autor não disponibilizou a candidatos a mesma oportunidade que teve. Pode acontecer que justamente o candidato não vá bem no teste de seleção e na sua aplicação, seja o melhor pelos estudos e vontade. Vale ainda ressaltar que o autor tinha seus ascendentes conhecidos pelos sócios, o que sem sombra de dúvida veio a contribuir para a sua admissão imediata. Não pretendo negar nenhuma das qualidades fabulosas do autor, como por exemplo, vontade, entrega, dedicação, paixão, entusiasmo, entre outras. Na própria entrevista o autor confessou que teve a brilhante idéia de se aprofundar na história do escritório e de imediato fez os sócios notarem que ele estava pisando em casa, deixando-o mais seguro, e assim, demonstrando uma grande inteligência, iniciativa e interesse.

8 PREPARE SEU CORAÇÃO

Dando continuidade a carreira, o autor ingressou em outro escritório, foi sem teste de seleção e com a indicação do filho do proprietário, mas, sem sombra de dúvida a efetivação de imediato foi obtida pelo ótimo desempenho no trabalho anterior. Com relação ao início dos trabalhos, o autor demonstra que a pesquisa faz a diferença, no entanto, foi atuando nos casos concretos que aprendeu, pouco a pouco, a se alto controlar mesmo diante de situações de sofrimento, pois, quando não há acordo o perdedor não ficará nada feliz, e quem gosta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com