TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do problema da demarcação?

Por:   •  23/10/2018  •  Dissertação  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Qual é a grande importância do problema da demarcação?

O homem desde seus primórdios está em uma constante busca pelo conhecimento, na verdade esta grande procura pelo saber é umas das características mais peculiares do ser humano e muitas pessoas dedicam suas vidas inteiras em função da ciência. Mas afinal o que realmente é ciência?

De fato essa não é uma pergunta nada fácil de se responder uma vez que nem mesmo os próprios cientistas têm a sua resposta.

Essa pergunta acaba nos levando para um dos maiores problemas da epistemologia da ciência, o grande problema da demarcação.

No nosso mundo atual existem diversos campos de estudos científicos que buscam gerar conhecimento. O problema é que ao mesmo tempo que existem esses campos de estudos científicos que estão realmente compromissados com a criação de novas formas de conhecimento , também existem outros “ campos de estudos” que não se comprometem de maneira correta com o desenvolvimento de novas técnicas e formas do saber, essas são as chamadas pseudociências. As pseudociências tentam se apropriar do rótulo de ciência porém não se preocupam em seguir as regras para concluir tal feito.

Pseudociência como o próprio nome já diz é a falsa ciência, ou seja, não é ciência, mas parece ser, ou, pelo menos, tenta. Ela se mune de jargões científicos e usa da credibilidade dos cientistas para assim fazer com que suas afirmações se passem como verdadeiras para as pessoas.

Algumas características das pseudociências podem ser :

É crédula: às vezes, não submete suas especulações a prova alguma.

É dogmática: não muda seus princípios quando falham nem como resultado de novas descobertas.

Se mantém longe da comunidade científica: os adeptos dessas práticas não publicam artigo em revistas científicas ou participam de seminários

Não interagem com nenhuma outra forma de ciência: por exemplo a psicanálise e a parapsicologia que não usam nada da neurociência.

Diferentemente das pseudociências, para a ciência, o conhecimento tem que ser sempre certificado, ou seja precisa apresenta provas para que assim seja comprovada a veracidade de alguma teoria. Esse fato se caracteriza pela utilização do método científico.

Muitos filósofos estudaram o problema da demarcação mas muito provavelmente o mais importante deles, que teve um enorme peso na elaboração de teorias que resolvessem esse problema foi o austríaco naturalizado britânico, Karl Popper. Foi ele o responsável pela elaboração do método científico hipotético – dedutivo e também pelo conceito de falseabilidade.

O conceito de falseabilidade diz que : uma área de estudo ou teoria apenas poderá ser considerada científica se as mesmas puderem ser falseadas , ou seja, ter a disponibilidade de serem provadas incorretas.

O método hipotético – dedutivo elaborado por Popper funciona de maneira básica da seguinte forma :

I. Deve ser feitas observações.

II.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com