TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do reconhecimento ao próximo

Por:   •  21/4/2018  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Título: A importância do reconhecimento ao próximo

Segundo o autor Pedro Gambim, a relação do homem com as coisas trata-se de uma relação de manipulação, de apropriação, e através dela, o homem pode construir e moldar cada aspecto da sua vida de acordo com seus interesses, e complementando com a filosofia de kant, o "por quê" das ações do homem tem haver com o entendimento de sua própria natureza, de sua essência. O homem constroi sua vida com base em seu conhecimento, conforme sua cultura, e molda seu futuro de acordo com suas escolhas buscando as coisas das quais acredita ser necessário para que possa evoluir.

Novamente citando o autor Pedro Gambim, mais importante que a relação entre homem e objeto, é a relação entre o homem com outro homem. O ser humano em sua essência é um ser de relações, em sua jornada na busca por evolução, além do material, o homem busca o reconhecimento pelo próximo, tanto em relação familiar, profissional ou social, por questão de valores morais pode sentir-se em crescimento pessoal com a aprovação do próximo, e para tanto é necessário que haja respeito e também reconhecimento aos demais. Para tal fundamento, devemos analisar a reciprocidade nas relações, respeitar e ser respeitado, reconhecer e ser reconhecido, desta maneira a ideia de realizar a sua própria identidade de acordo com seus interesses torna-se gratificante, humano.

De acordo com o texto, o ser humano não nasce pronto, e seu caráter bom ou mal é moldado pelo tempo e conhecimento, desta maneira, há quem aprenda desde muito cedo a moralidade, e tem suas ações e perspectivas baseadas nestes mesmos princípios, utilizando as coisas, e se relacionando com os demais como igual, e há quem desde muito cedo aprenda sobre o egoísmo na busca de seu próprio desenvolvimento, e utilizando-se das relações humanas para manipulação e desta forma conseguir fora dos princípios morais os objetos do qual acredita ser necessário para a criação de seu próprio ser, sem dar espaço ao outro.

Em ambas as formas podemos citar como exemplo a relação entre um chefe e funcionário, se o primeiro possui sólida base ética e moral, poderá reconhecer naturalmente seu funcionário onde o mesmo se destaque, e isso fará com que o empregado sinta-se motivado e consiga produzir de melhor forma, em ambos os casos há uma relação mútua de respeito, ambos estarão evoluindo de acordo com os mesmos princípios. Entretanto se o chefe não possuir moralidade, poderá utilizar da mesma forma um reconhecimento, elogios e futuras promessas de promoções a fim de incentivar seu funcionário a trabalhar mais, porém tal atitude como forma de manipulação ao outro a fim de conseguir seus próprios ideais, cada um destes buscando também seu próprio interesse e crescimento de acordo com o que aprendeu desde o momento que nasceu e com as decisões tomadas ao longo de sua vida, porém no segundo exemplo o funcionário de certa forma, tende a não usufruir do mesmo crescimento conforme o citado no primeiro exemplo.

Desta forma, fora do que apresenta o texto, é possível expor uma crítica em relação a natureza do homem, o sentimento de egoísmo.Mas sobre a moralidade, devemos pensar, o que é a moral? como surgiu?

Não foi ontem, não foi na década passada, foi ao longo de toda a relação entre um homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com