TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Educação Superior como um Divisor de Águas

Por:   •  18/10/2016  •  Artigo  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 15

A nova Educação Superior como um Divisor de Águas

Caciano Winck, Douglas Machado, Jeferson Rossatto

RESUMO

A  universalização  bem  como  a  ampliação  do  acesso  à  educação  constitui  tema  emergente,  complexo  e  de fundamental  importância,  sobretudo  quando  se  consideram  o  cenário  de  uma  sociedade  do  conhecimento,  as mudanças  no  mundo  do  trabalho,  a  globalização  e  as  alterações  que  vêm  ocorrendo  no  papel  do  Estado. O Ensino Superior no Brasil tomou rumos antes inimaginados, tendo sua expansão se tornado um divisor de águas na sociedade, fazendo com que os indivíduos provoquem mudanças no seu modo de pensar e agir, sendo assim a Educação é capaz de transformar a sociedade através da formação de seres críticos e atuantes. Partindo da premissa de que a educação é um bem público e o conhecimento pode ser considerado um patrimônio social, universalizar o  acesso  à  educação  é  condição  essencial para  se  promover  a  cidadania  e  o  desenvolvimento  social,  científico  e  econômico  de  uma sociedade.  A demanda por uma  maior  qualificação  significa  obter  um  emprego  e  melhor remuneração no mercado de  trabalho uma vez que uma  escolarização maior ganha peso na inserção profissional do cidadão.  As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES´s) constituem um importante fator de redistribuição da riqueza nacional, uma vez que permitem a formação de profissionais altamente qualificados além do desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão na região onde atua, contribuindo assim para a redução da desigualdade  tecnológica  entre  as  regiões. São elas as  responsáveis  pela maior  parte  da produção científica do país com vistas ao desenvolvimento econômico e social. Este é o papel que a sociedade espera dos conjuntos de instituições públicas. A  explosão  de  demanda  pelo  ensino  superior no  Brasil,  como  consequência  do aumento  no  número  de  alunos matriculados  e  concluintes  no  ensino  médio,  provoca  uma grande  pressão  da  sociedade  pelo  aumento  de  vagas  na  educação  superior.  Segundo o Ministério da Educação, o Governo Federal criou políticas públicas visando o maior acesso da população no ensino superior através de programas como o  Universidade  para  Todos  –  ProUni  e  implementou  o crédito  educativo,  indicando  uma  configuração  alternativa  para  o  sistema  de  educação superior – marcada pela hegemonia do setor privado na oferta de vagas. Este artigo tem como finalidade analisar a importância da Educação Superior na sociedade, como um divisor de águas, através das oportunidades e do senso crítico que desperta na sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Ensino Superior, Sociedade

* Acadêmico do 2º Semestre de Agronomia – Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Artigo apresentado à disciplina Fundamentos da Crítica Social sob orientação da Professora Sandra Balde de Freitas

INTRODUÇÃO

A educação é considerada um importante instrumento impulsionador da transformação social. Nos últimos anos, tornou-se um divisor de águas, no que se refere ao Ensino Superior, devido às facilidades e o maior acesso da população nas Universidades, a Educação Superior mudou a vida e o modo de pensar da sociedade.

Segundo a teoria liberal, a educação foi sempre considerada uma via para a mobilidade social e a chave de progresso individual e social. A partir dos anos 60 começou a atrair as atenções, de modo especial, dos economistas, dos políticos, dos organismos internacionais e dos movimentos revolucionários. Ocorreram certos acontecimentos que levaram a olhar mais de perto os processos e as instituições educacionais.

Segundo o Ministério da Educação  - MEC (BRASIL, 2008), frente  a  esta situação o Governo Federal, nos últimos anos, criou políticas públicas visando o maior acesso da população no ensino superior.  Com  a  demanda  contrapondo  à disponibilidade  de  vagas  ociosas  na  rede  privada,  o Governo  Federal  criou  o  Programa  Universidade  para  Todos  –  ProUni  e  implementou  o crédito  educativo,  indicando  uma  configuração  alternativa  para  o  sistema  de  educação superior – marcada pela hegemonia do setor privado na oferta de vagas. Este artigo tem como finalidade analisar a importância da Educação Superior na sociedade, como um divisor de águas, através das oportunidades e do senso crítico que desperta na sociedade.

Outro fator importante na expansão do Ensino Superior foi o advento do Ensino à Distância. A Educação a Distância (EAD) no Brasil, apesar de não ser uma modalidade educacional recente, vem tomando novas proporções à medida que as interfaces tecnológicas e didáticas são disponibilizadas para esta modalidade. Além disso, estudos sobre as possibilidades pedagógicas e a especificidade da EAD também vêm colaborando para uma visão menos preconceituosa e mais clara sobre a modalidade (SILVA, 2012; BEHAR, 2009; LITTO; FORMIGA, 2009).

Cada vez mais a sociedade busca através do Ensino Superior um crescimento intelectual e profissional, e isso tem tornado a Educação Superior um divisor de águas pelo fato de mudar a vida das pessoas, proporcionando novas possibilidades e oportunidades, afetando direta e indiretamente a economia e a sociedade.

Esse artigo tem por finalidade analisar a situação atual da Educação Superior Brasileira, bem como a função do Estado frente à essas alterações. Segundo alguns autores pesquisados pode-se perceber que as pessoas que buscam seu crescimento intelectual conseguem absorver melhor as questões sociais, econômicas e políticas do país, podendo assim agirem de forma mais atuante e consciente na sociedade.

1 AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

A expansão teve  início  em  2003  com  a  interiorização  dos  campi  das  universidades federais. Com isso, o número de municípios atendidos pelas universidades passou de 114 em 2003 para 236 em 2010. Neste período foram criadas 13 novas universidades e mais de 100 novos campi, desta forma o gráfico abaixo traduz de maneira clara esta expansão.

[pic 1]

Figura 1 – Expansão das Universidades Federais no Período de 2003 a 2010

Fonte: www.reuni.mec.gov.br

Neste sentido, o Estado – afastando-se da abordagem de bem estar social reinante até meados  da  década  de  80  –  assume  papel  de  regulação  de  políticas  direcionadoras  da educação  superior.  Devido  à  sua  complexidade  e  importância,  muitos  estudos  foram publicados na busca de esclarecer o papel do Estado no que se refere a este tema emergente, tratado por uns, como democratização, por outros, como universalização e por ainda outros, como  expansão  do  acesso  ao  ensino  superior.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com