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A Problemática

Por:   •  21/8/2023  •  Monografia  •  9.188 Palavras (37 Páginas)  •  38 Visualizações

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A Problemática

Levantar a questão crítica da formação do Pentateuco a partir da tradição da Tora transforma a problemática, como se pode ver, mais isto não contribui absolutamente para simplifica-la. Pois as divergências entre as tradições narrativas ainda são leves comparadas com as traídas pelos diferentes “códigos” do Pentateuco onde são formados os mandamentos divinos. Talvez se possa conciliar de algum modo duas narrativas divergentes de um mesmo episódio. Mas como conciliar prescrições quase contraditórias, como as leis sobre os santuários? Supõe-se que estes possam ser múltiplos pela lei sobre o altar do Código da aliança (b kol-hammaqôm Ex 20.24s), enquanto que a lei deuteronomista os suprime dando preferência a um único lugar (ki’im bammaqôm Dt 12.14). Pior ainda, como interpretar a existência de cinco calendários instituindo as grandes festas litúrgicas anuais (Ex 34.18.22s; Ex 23.14-17; Lv 23.4-43; Nm 28.16-29.39; Dt 16.1-17), que divergem entre si em muitos pontos, e entre os quais um deles apresenta duas formas da mesma festa (Lv 23.33-36 e 39.43)? Aliás, a abordagem do Pentateuco como documento da lei se choca com uma tal complexidade a ponto da Tora escrita (torâh sebi-ketav) uma Tora oral (torâh se-sè-al-pèh) capaz de explicar, de coordenar e de aplicar as prescrições múltiplas da Tora (cf. Sifré Lv 46.112c). Em certos aspectos, longe de prejudicar o ensino da Tora, a complexidade dos textos legislativos do Pentateuco funcionou e continua a funcionar como um estímulo à discussão e à reflexão sobre a lei. Que fariam os rabinos se não pudessem mais lidar com essas divergências da Tora escrita que, não obstante, é considerada como uma palavra única? É presumir que foi com um certo prazer que Deus deu a Moisés uma Tora complexa para obrigá-lo a explica-la e comenta-la de viva voz (Dt 1.5), como deverão faze-lo depois dele os levitas, os escribas, os rabinos e cada pai de família (Dt 6.7). Não resta dúvida que continua de pé a questão da origem da composição dessa perícopes “mamute”do Pentateuco, isso é, de um lado, a entrega da lei no Sinai (Ex 20.1 a Nm 10.10 + 28.1 a 30.17)e, de outro lado, o testamento de Moisés no país de Moab (Dt 4.45 a 30.20).

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Texto da questão

O HOMEM E OS VALORES

Ao dizermos que um ato é justo ou uma coisa é bonita, certamente não estamos assumindo uma posição de indiferença diante das coisas. Por exemplo, um gesto ou uma paisagem provoca em nós a experiência de algo que pode nos levar a reações das mais diversas: repulsa, admiração, alegria etc. Isso ocorre porque estamos tendo contato com um determinado valor ou anti-valor. A questão é: estão os valores nas coisas, nos gestos ou na nossa consciência? Ou posta de outra forma: Os valores se confundem com o mundo objetivo das coisas ou são criações subjetivas de nossa consciência?

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Texto da questão

A Posição Das Vestes no Corpo

“E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam. Então foram abertos os olhos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais. E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu” (Gn 2.25;3.7,21). Quando Adão e Eva viviam em inocência moral, antes da queda, a nudez não era imoral, nem causava sentimento de vergonha. Eles andavam despidos, mas não se envergonhavam disso. Nessa época, a nudez não envolvia nenhum pensamento de malignidade ou algo parecido. Após pecarem, a consciência de estarem nus passou a associar-se ao pecado e à condição depravada da raça humana. Com o conhecimento do bem e do mal, tornou-se aconselhável, e quase imperioso, o uso das vestes. E por causa do mal, que a nudez passaria a causar no mundo, o próprio Deus vestiu Adão e Eva. A narrativa sobre como Noé embebedou-se e desnudou-se no interior de sua tenda, sendo assim surpreendido pelos seus filhos, demonstra o senso de vergonha envolvido na nudez. “E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos, fora. Então tomaram, Sem e Jafé, uma capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai” (Gn 9.22,23). De uma forma geral, as pessoas são unânimes em dizer que a nudez total ou parcial excita o apetite sexual. Por isso, no uso de vestes apropriadas está envolvida a moralidade. Infelizmente, muitas mulheres parecem não ter perfeita consciência dos poderosos efeitos que o corpo feminino exerce sobre os homens. “As mulheres se ataviem em traje modesto” (1Tm 2.9). Desde que as primeiras roupas foram feitas, as das folhas de figueira e de peles de animais, o fazer vestimentas tornou-se prática, que nunca foi interrompida por toda a história, desde as roupas mais simples e até grosseiras até as mais finas e elegantes.

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Questão 4

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Texto da questão

Evidência em Prol da Inspiração Sui-Gêneris da Bíblia Este não é lugar para iniciar-se uma discussão completa das evidências cristãs, pois esta seria a área dos livros sobre a apologética. Não deixa, porém de ser apropriado sugerir aqui, pelo menos de maneira superficial, por que é correto e razoável começar com a premissa de que o Antigo Testamento é uma coletânea de livros inspirados por Deus.

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