TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Problemática do Conhecimento (Resumo)

Por:   •  17/6/2016  •  Resenha  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  4.013 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo Sintético

A problemática do Conhecimento

Grandes povos da Antiguidade como egípcios, romanos, gregos, dentre outros desenvolveram suas próprias formas de conhecimento nas necessidades práticas da existência, sendo esta a principal das buscas na forma do saber. Dentre todos os povos da Antiguidade, os gregos foram os únicos a desenvolverem uma preocupação filosófica e sistemática, pondo em prática um tipo de reflexão – a intuição que se destacou pela possibilidade de gerar teorias sobre a natureza e desvincular o saber racional do saber mítico. Sem que abandonassem sua tão preciosa mitologia e cosmologia em favor de um saber racional, adquirindo a consciência das diferentes formas de logos. O pensamento grego era do tipo de saber adquirido pelos “olhos do espírito”, tendo diferenças entre conhecimento prático - ligado ao trabalho e a produção de bens – e conhecimento teórico – ligado ao prazer de saber.

Plantão, foi o primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando a intuição. Teoria das Formas – tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro, além do mundo dos fenômenos. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança, portanto se tornaria impossível conhecê-lo – “não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”. Para Platão, a essência da coisa está em sua forma ou ideia.

Aristóteles, adotou a doutrina de que as formas só subsistem na matéria e é por estas que obtemos aquelas. A existência das Formas – que para Platão eram eternas, imutáveis e independentes do mundo sensível – e, para Aristóteles, apenas uma “realidade materializada” que não pode ser entendida senão pelo estudo das coisas concretas. Aristóteles utilizou a indução para formular princípios explanatórios gerais, voltando a fazer deduções de novas ocorrências.

Opiniões são emitidas a todo momento e por todas as pessoas, sem que haja uma argumentação para comprová-las. Mas de onde vem nossa capacidade de emitir opiniões? Da nossa enorme quantidade de informações adquiridas, a qual chamamos de senso comum. Senso comum é o conjunto de informações que aprendemos por processos formais, informais ou até inconscientemente, essas informações incluem fatos históricos verdadeiros, doutrinas religiosas, princípios ideológicos conflitantes e experiência pessoal acumulada.

Valorações e crenças são a parte essencial do senso comum e de nossas ações e comportamentos cotidianos. As crenças se manifestam através de proposições que podem passar por um teste de veracidade, é possível dizer se são verdadeiras ou falsas, enquanto as valorações não admitem critérios de decisão quanto à sua veracidade.

O pensamento popular concebe o conhecimento derivado exclusivamente da observação por um processo indutivo – usando órgãos do sentido como visão, audição, tato etc. Toda e qualquer observação pressupõe uma teoria, mesmo que esta seja de senso comum. O objetivo da explicação científica é a busca de afirmações e teorias universais. O grande problema do indutivismo passa ser o da passagem das afirmações singulares para as universais.

Uma característica das teorias científicas é de solucionadoras de problemas. Segundo Popper, a ciência começa com problemas que são decorrentes de necessidades práticas tanto quanto quebras de regularidades. Há uma tendência inata para ordem e regularidade, e quando não satisfeita somos induzidos a procurar explicações. Ao surgirem problemas, as teorias devem ocupar todos os espaços de explicação, contribuindo para sua própria superação e o avanço no processo de conhecimento. Os conceitos teóricos possuem um grande poder explicativo, e constituem a parte mais concisa das teorias e as próprias conjecturas. O processo de formação das conjecturas é chamado de contexto de descobertas, estas são realizadas dos mais diferentes modos, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com