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A Psicologia Aristotélica

Por:   •  27/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.886 Palavras (16 Páginas)  •  50 Visualizações

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CURSO DE PSICOLOGIA

Disciplina: FILOSOFIA

Professor: Jesus Dias

Aluna: Fatima de Mendonca B Santiago

Mat: 202208688551

BIOGRAFIA ARISTÓTELES[pic 2]


        Notável filósofo grego, Aristóteles (384 - 322 a.C.), nasceu em Estagira, colônia de origem jônica localizada no reino da Macedônia. Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas, gozou de circunstâncias favoráveis para seus estudos. Em 367 a.C., aos seus 17 anos, foi enviado para a Academia de Platão em Atenas, na qual permaneceu por 20 anos, inicialmente como discípulo e depois, como professor, até a morte do mestre em 347 a.C. O fato de ser filho de médico poderá ter dado a Aristóteles o gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza, ao mesmo tempo que teve sucesso como metafísico.
        Depois da primeira estadia em Atenas, ausentou-se por 12 anos, com uma permanência inicial na Ásia menor, onde se dirigiu, ainda solteiro, para uma comunidade de platônicos estabelecida em Assos (Trôade). Ali reinava o tirano Hérmias, um eunuco, em cuja corte passou três anos. Casou então Aristóteles com Pítias, irmã de Hérmias. Após a morte do rei pelos persas, retirou-se Aristóteles para Mitilene. Depois do falecimento de Pítias, se casará com Hérpilis, da qual nascerá Nicômaco, a quem dedicará posteriormente o livro Ética a Nicômaco.
        Com a morte de Amintas, o reinado da Macedônia ficou nas mãos de seu filho, Felipe II. Aristóteles, por ser filho do médico do antigo rei e certamente, por sua notoriedade, um renomado filósofo e aluno de Platão, recebeu uma nova oportunidade e foi chamado em 343 ou 342 para a corte do rei Felipe II, em Pela, como educador de seu filho Alexandre (356-323 a.C.). Mas ficou nesta função somente dois anos, depois dos quais aconteceu inesperadamente, o assassinato do rei Felipe II.
        Foi assim que já cedo o jovem Alexandre deveu assumir o trono, em 336 a.C., com apenas 20 anos. Foi de um sucesso espetacular, conquistou o Império Persa. Estabeleceu sua capital na Babilônia. E fundou a Alexandria, no Egito, que logo passou a ser um grande centro cultural. Estava mudada a estrutura política do então mundo conhecido, o que não demoraria a ter repercussão na filosofia.
        Sem função na Macedônia, Aristóteles retornou a Atenas, pelo ano 335 a. C., com Teofrasto, outro homem notável pelo saber. Auxiliado sempre por Alexandre que o prestigiava, Aristóteles fundou o Liceu (cerca de 334 a.C.) no ginásio do templo de Apolo Liceu (Liceu é referência ao local do templo). Onde criou a própria escola no ginásio Apolo Liceu. Em pouco mais de dez anos de atividade, fez Aristóteles de sua escola um centro de adiantados estudos, em que os mestres se distribuiam por especialidades, inclusive em ciências positivas.

Falecido Alexandre prematuramete em 323 a.C., com apenas 13 anos de reinado, aumentou o sentimento antimacedônico em Atenas, com Demóstenes, orador e político dedicado a sua defesa, ativando o partido nacionalista, a situação se tornou difícil para Aristóteles. Além disso, sua filosofia de idéias objetivas não poderia escapar à reação do general Eurimedonte, que o acusava de impiedade. Teve, então, Aristóteles que retirar-se de Atenas, deixando o Liceu sob a direção de Teofrasto.
        Oculto em sua propriedade em Cálcis, de Eubea, ali morreu já no ano seguinte aos 62 anos. Mas o Liceu teve continuidade, como também a Academia de Platão. Relatos apontam que Aristóteles, o mais ilustre dos discípulos de Platão, "tinha a voz débil, pernas delgadas e olhos pequenos; se vestia sempre com esmero, levava anéis e cortava a barba". A estátua que dele se conserva, apresenta-o de cabelo aparado, barba não alongada, boca pequena e lábios finos.
         A filosofia de Aristóteles embasava-se numa observação minuciosa da natureza, da sociedade e dos indivíduos, organizando de uma forma verdadeiramente enciclopédica. A sua ideia fundamental era a de tudo classificar, dividindo as coisas segundo a sua semelhança ou diferença, obedecendo a um conjunto de perguntas muito simples: Como é esta coisa ? (o género). O que é que a difere de outras,o que lhes são semelhantes? (a diferença). A partir dessa delimitação de ideias, começava a hierarquizar todas as coisas, de uma forma tão ordenada que até então nunca ninguém conseguira fazer. Desta forma, assim dividiam-se as áreas de conhecimento investigadas por Aristóteles
        
Lógica: o primeiro sistema lógico, que permitiu estabelecer um conjunto de princípios e regras formais por meio das quais se tornou possível distinguir as conclusões falsas das exactas. Na Idade Média, os seus escritos sobre lógica foram os manuais mais importantes usados nas universidades, sobretudo na forma que lhes deu o filósofo português Pedro Hispano ( Papa João XXI)
        
Física: a física era a chave da natureza das coisas, não apenas da forma como se comportavam no presente, mas também no que potencialmente viriam a transformar-se. Quanto à constituição das coisas defendia a teoria dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Os corpos celestes, com excepção da terra, eram constituídos por um quinto elemento puro e incorruptível. O universo é concebido de forma hierarquizada, tendo no centro a terra, girando à sua volta todos os corpos celestes.
        
Biologia: recusando a separação das ideias da natureza, como fazia Platão, Aristóteles, apontou como tarefa para o investigador a de descobrir e classificar as formas do mundo material. Os últimos 12 anos da sua vida foram preenchidos com esta tarefa. Partindo de uma observação sistemática dos seres vivos, e não desdenhando estudar vermes ou insetos, registou perto de 500 classes diferentes de animais, dos quais dissecou aproximadamente 50 tipos. Foi o primeiro que dividiu o mundo animal entre vertebrados e invertebrados; sabia que a baleia não era um peixe e que o morcego não era um pássaro, mas que ambos eram mamíferos.
        
Política: a sua primeira preocupação foi elaborar uma listagem tão completa quanto possível sobre os diferentes modelos políticos que existiam no seu tempo. Enumerou um total de 158 constituições de cidades ou países diferentes. Partindo da sua diversidade procurou depois as suas semelhanças e diferenças, pondo em evidência o que constituía a natureza de cada regime. Evitou, quanto pode, mostrar as suas preferências por um ou outro regime político. Destas, resultaram os seguintes feitos:

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