TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Ambiental

Por:   •  22/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

1.INTRODUÇÃO

A responsabilidade ambiental atualmente, tem se mostrado de muita importância para a sociedade como um todo. O papel do profissional de engenharia na área ambiental não é só realizar projetos e executar obras para atender uma demanda de mercado, mas, também, contribuir sistematicamente como o desenvolvimento ambiental e garantir, através de suas atitudes éticas uma sociedade equilibrada (GLOCK; GOLDIM, 2003)

2.DESENVOLVIMENTO

Em meio a todas essas considerações à respeito do papel da engenharia civil para o meio ambiente, há de se destacar que essa atividade está em risco mediante os olhos da própria sociedade. Essa discrepância se estabeleceu, sobretudo, a partir da exposição da mídia dos vários desastre ambientais envolvendo grandes empresas de mineração e engenheiros . Diante desses problemas o Engenharia Civil carece repensar sua função e entender que além de profissional ele é, também, um cidadão que precisa abranger o seu modo de estar na sociedade e sua relação com o meio ambiente sustentável , ou seja, compreenda que de sua profissão depreende, principalmente, a responsabilidade ambiental .

Fato é que diante de todos esses problemas envolvendo a engenharia civil, passou-se a questionar com mais rigor sobre a falta de ética na profissão dos engenheiros civis. Sobretudo, no que se refere à parceria das empreiteiras de engenharia civil à realização de obras com grande impacto ambiental , que deveriam estar sendo benéficas para toda a sociedade, mas apenas os grandes empresários e os políticos escolhidos pelo povo é quem vem se beneficiando economicamente destes empreendimentos. Casos envolvendo empresa como a SAMARGO–MG , dentre outras, desencadeou a reflexão sobre a Constituição Federal, em seu artigo 225, parágrafo 3º que estabelece que “as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.” , todos estes irresponsabilidade podem ser considerados como sinônimos de falta de ética. muitas vezes, ou na sua maioria, a ética está consubstanciada à moral.. Entretanto, a ética e a responsabilidade civil cada vez mais se apresenta como um dos instrumentos jurídicos mais sensíveis no que diz respeito à proteção do meio ambiente. Atualmente, graças ao alto desenvolvimento industrial na sociedade moderna, aliada às características do dano, os riscos de danos ambientais se tornam cada vez maiores, mais graves e muitas vezes irreversíveis, o que fez com que o legislador adotasse, de acordo com a Lei nº 6.938/81, que versa sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, a responsabilidade civil objetiva, sendo necessária, então, a aplicação da teoria do risco mais correta para a proteção do meio ambiente e, em consequência, da sociedade. (BRITÂNICA, 2000)

Diante do exposto, é conveniente também que se relacione a ética sobre o ponto de vista da responsabilidade ambiental , embora tenham ligação. Mesmo porque, conforme salienta Beatriz (PORTAL EDUCAÇÂO ,2018) ― A Ética Ambiental procura buscar o equilíbrio das relações entre o ser humano e a natureza.Então, diante dessas visões conceituais, adianta-se em considerar que a ética não se confunde com a irresponsabilidade ambiental . (OLIVEIRA, 2005).

3. CONCLUSÃO

Espera-se que o profissional da engenharia civil esteja pautado em fundamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com