TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: QUESTÕES DE GÊNERO

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: QUESTÕES DE GÊNERO.

NATTÁLIA LIMA CUNHA

RAQUEL SANTOS LEBRÃO

REBECA MEDRADO RODRIGUES

SHEILA OLIVEIRA DE ARAÚJO CAMPOS

WILVA PORTO DE AZEVEDO

VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
2018

RESUMO

Objetivo: O presente estudo buscou analisar a sexualidade como um todo a partir da visão dos adolescentes. Métodos: Estudo metodológico a técnica de pesquisa-ação, cuja população de estudo foi composta por adolescentes de uma escola pública de Vitoria da Conquista- Bahia, utilizando-se de uma palestra educativa, com o propósito de dar esclarecimentos e conceitos preventivos acerca da temática estabelecida. Resultados: os resultados analisados levaram em consideração uma analise generalizada, a partir da palestra realizada, sem considerar as falas dos participantes, pois não contribuíram de forma colaborativa como o proposto, tendo apenas pequenas contribuições esporádicas de uma minoria. Conclusão: compreendemos que a ideia posteriormente apresentada conseguiu oferecer o suporte que a instituição solicitou e especialmente conseguimos entender uma limitação de conhecimento por parte dos adolescentes em relação à temática apresentada. Observamos que as ideias fortalecidas por eles estavam baseadas em crenças e conhecimentos comuns.

PALAVRAS-CHAVE: adolescência, sexualidade na adolescência, questões de gênero.

ABSTRACT

Objective: The present study aimed to analyze sexuality as awhole from the adolescents ' view. Methods: Amethodological study of the actionresearch technique,whose study population consisted of adolescents from apublic school in Vitoria da ConquistaBahia, using aneducational lecture, with the purpose of giving clarificationsand concepts On the established theme. Results: Theanalyzed results took into account a generalized analysis,from the lecture performed, without considering thespeeches of the participants, because they did notcontribute collaboratively as the proposed, having only smallcontributions Sporadic minority. Conclusion: We understandthat the idea subsequently presented was able to offer thesupport that the institution requested and especially we canunderstand a limitation of knowledge on the part of theadolescents in relation to the presented theme. Weobserved that the ideas strengthened by them were basedon common beliefs and knowledge.

Key words: Adolescence, sexuality in adolescence, gender issues.

 INTRODUÇÃO

          Ao tratar do tema deste trabalho, “Sexualidade na adolescência: questões de gênero” buscou-se analisar a sexualidade como um todo na visão dos adolescentes.

A sexualidade tem uma enorme importância no desenvolvimento psíquico e biológico, pois, engloba as relações de gênero, o conceito a si e do outro e as diferenças na crença, nos valores, e nas demonstrações culturais presentes numa sociedade. Ou seja, a sexualidade manifesta-se desde o momento do nascer até o morrer, e vai muito mais além da conscientização de doenças sexualmente transmissíveis e de uma gravidez indesejada na adolescência. (NUNES, 2003).

          Falar sobre a sexualidade na adolescência é um enorme desafio, visto que vários discurções vêm sendo abordada. Na realidade, o período da adolescência é de descobertas e indagações sobre regras e valores que sempre são questionadas. Aparentemente isso acontece, mas em uma análise não muito profunda, entendeu que em relação à sexualidade, o adolescente vive em constante amargura, pois não consegue compreender seus desejos e vontades diferentes ao que se recomenda em relação ao sexo, normatizado por uma sociedade. (SUPLICY, 2000).

           É nesse sentido que a sexualidade passa a ser um conceito variado, pois, possui constantes momentos, aspectos e descobertas. Assim, seu exercício está sempre ligado ao cumprido da cidadania, nas questões de gênero, nas questões de saúde, de prevenção, de informação, de orientação sexual, e busca contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda enraizados no contexto sociocultural. (ITOZ, 1999).

Foi através dessas análises que o presente trabalho busca responder ao seguinte questionamento: “O que seria o conceito de sexualidade na visão dos adolescentes?”. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral compreender as questões de sexualidade e gênero no contexto do adolescente. A fim de alcançar tal objetivo, elencou-se como objetivos específicos: Identificar as particularidades relativas à identidade de gênero dos adolescentes; Descrever a repercussão das questões de gênero na perspectiva sexual dos adolescentes; Instruir o adolescente com relação às normas sociais e suas escolhas e prática de iniciação sexual.

           Sendo assim, observa-se uma pequena quantidade de trabalhos a respeito do tema, o que além de justificar a pesquisa torna benéfico para o meio acadêmico, a sociedade e os profissionais da área de pesquisa como a proposta. Oferecerá aos profissionais de saúde dados mais objetivos, sobre as questões delicadas, orientação sexual, o namoro, a homossexualidade, as questões de gênero, o sexo, as doenças sexuais e dentre outras perspectivas pluralista e democrática, que contribui para o bem-estar dos adolescentes na experiência de sua sexualidade.

2 REFERENCIAL TEORICO

2.1 SEXUALIDADE

2.2 QUESTÕES DE GÊNERO NA ADOLESCÊNCIA

          O termo gênero coopera para definir os indivíduos de sexos diferentes. Essa qualificação permite a construção de significados sociais e culturais que distinguem cada categoria anatômica sexual e que são repassados aos indivíduos desde a infância. Assim, o significado de gênero abarca “características psicológicas, sociais e culturais que estão associadas a categorias biológicas de homem e mulher”. (NOGUEIRA, 2001, p. 9).

          Os assuntos de gênero no período de adolescência compõem conflitos presentes desde o começo histórico da sociedade, onde se constituiu a idealização de homem e de mulher. É através desse preceito que a questão “gênero” vem sendo trabalhada e modificada a partir do processo evolutivo da humana. (Abramovay, 2004).

          A adolescência , para a saúde publica, é de extrema importância, pois, entende-se que é nesse período da vida que os adolescentes começam suas praticas sexuais, levando-os a se inserir num contexto de vulnerabilidades referente a doenças sexuais e uma gravidez indesejada. É de se considerar que o inicio da prática sexual não é basicamente o primeiro ato sexual, mas é uma ação que abrange intensamente relações de gênero, abarcadas pelo próprio conceito aplicado à sexualidade. (ABRAMOVAY, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com