TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOECONOMIA E GEOPOLÍTICA

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade de Aprendizagem: SOCIOECONOMIA E GEOPOLÍTICA

Curso: Sistemas de informação

Professor: Agostinho Schneiders

Nome do estudante: Felipe Braga

Data: 19/11/2018

Ao passar dos anos, a sociedade vem passando por mudanças referentes ao seu comportamento. Existem duas ideologias, que embora sejam de concepções diferentes, podem ser utilizadas para ilustrar muito bem a nossa sociedade atual.

A sociedade do conhecimento, prega que o mais importante é a busca pelo conhecimento, tanto para o desenvolvimento pessoal, quanto para desenvolvimento de toda uma nação. Algumas coisas que eram consideradas até pouco tempo como os principais meios de se conseguir riquezas, como por exemplo “terras, trabalho e capital”, agora são tido apenas como ferramentas que auxiliam, porém, tendo o conhecimento como o principal meio de e alcançar este objetivo.

Segundo Andriani & Zomer (2002 apud Carvalho, 2016) as mudanças tecnológicas contribuíram com as alterações nas organizações e no ambiente de trabalho. Nos dias atuais, podemos identificar um novo modelo econômico denominada “economia do conhecimento”, uma vez que, o indivíduo que a tem acesso à informação pode tanto dominar setores como desenvolvê-los

Porém Byung-Chul Han, filósofo sul coreano, acredita que nos dias atuais as pessoas se auto exploram e acreditam que isso é uma realização. Segundo o filósofo as pessoas cobram-se cada vez mais para apresentarem melhores resultados.

A sociedade do século XXI não é mais a sociedade disciplinar, mas uma sociedade de desempenho. Também seus habitantes não se chamam mais “sujeitos de obediência”, mas sujeitos de desempenho e produção. São empresários de si mesmos” (Sociedade do Cansaço, Byung-Chul Han, p.22)

Nesta visão, estaríamos vivendo em uma “época de cansaço” por excesso de desempenho, pois nos cobramos a viver em um ritmo acelerado, realizando diversas tarefas ao mesmo tempo e mesmo assim mantendo uma alta positividade no dia-a-dia.

É possível facilmente verificar essas duas linhas de pensamento em nosso cotidiano. Estamos cada vez mais em busca do conhecimento, com o objetivo de crescimento pessoal e profissional, vivendo dentro de uma sociedade que preza cada vez mais pelo conhecimento. Porém, como todo este conhecimento, vivemos diariamente em um ritmo muito acelerado, nos desgastando por tentar, muitas vezes sem sucesso, fazer o máximo de coisas ao mesmo tempo.

REFERÊNCIAS:

HAN, Byung-Chul Han. Sociedade do Cansaço. Editora Vozes, 2015.

CARVALHO, Glaucia. Desafios da sociedade do conhecimento, 2016. Disponível em: Acesso em 28/08/2018

LAURO, Rafael. Byung-Chul Han – Sociedade do Cansaço, 2017. Disponível em:        . Acesso em 29/08/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com