TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade e Cultura

Por:   •  8/6/2022  •  Artigo  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

SOCIEDADE E CULTURA

ENGENHARIA UNIVESP – 2018 / 1º Bim

Semana 2

Exercício 1:

A partir das leituras recomendadas para esta semana, defina etnocentrismo e aponte a consequência dessa postura.

Resposta:

Pode-se definir etnocentrismo como uma forma de enxergar o mundo na qual se coloca a própria cultura como central, e com base nessa perspectiva julga-se e enxergam-se as demais culturas.

Uma consequência esperada para essa postura é considerar tudo o que é estranho ou diferente como algo ruim ou pior, e não apenas diferente.

Como exemplo, o texto cita a noção de progresso:

"..a noção de progresso é elaborada com base em referenciais que estabelecem um ponto a que todos os povos deveriam chegar, em termos de desenvolvimento econômico e intelectual."

Sendo assim, a partir dessa visão etnocêntrica, todos os povos deveriam ter o mesmo grau de desenvolvimento social, econômico, político, e aqueles que não o possuírem seriam considerados inferiores ou subdesenvolvidos.

Entretanto, é importante salientar, como cita o texto, que "é fundamental compreender que uma coisa não é necessariamente melhor que outra, é diferente".

TRECHO DO TEXTO PARA LEITURA E REFLEXÃO:

Os indivíduos, em geral, têm uma profunda ligação com o meio no qual foram socializados: herdam um conjunto de conhecimentos e experiências que foram adquiridos e transmitidos em um longo processo cumulativo ao longo de gerações e agem de acordo com seus padrões culturais. Essa visão condiciona a nossa visão de mundo, identificando-nos, por um lado, com aqueles que compartilham de nossos referenciais e por outro distanciando-nos de grupos com os quais não temos aparente afinidade.  

Quando o grupo ao qual pertencemos (ou nós mesmos) entende a si próprio como dentro de tudo e enxerga o outro negativamente, essa atitude faz parte do que chamamos de etnocentrismo.

O etnocentrismo põe como central a forma como um indivíduo vê o mundo e é com base nessa perspectiva que esse indivíduo julga  e enxerga as demais culturas. Isso cria conflitos e distanciamentos entre pessoas, grupos e classes sociais e faz com que determinados grupos se considerem "melhores" e se sintam no direito de menosprezar o outro.

Por exemplo, a noção de progresso é elaborada com base em referenciais que estabelecem um ponto a que todos os povos deveriam chegar, em termos de desenvolvimento econômico e intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (215.8 Kb)   docx (129.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com