TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A constituição da família

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

No primeiro capítulo, o do Estágio Pré-histórico, mostra o desenvolvimento do homem primitivo, passando pelo estado selvagem, pela barbárie e chegando na formação da família.

O estado selvagem e a barbárie dividem-se em três subfases: a inferior, a média e a superior, que foram se superando a medida que o homem progredia.

Fala-se que é a infância do gênero humano a fase inferior do estado selvagem em que os homens viviam nas matas e em cima de árvores para fugir dos predadores.

A fase média caracteriza-se com o uso do fogo e alguns animais aquáticos na alimentação, tais como peixes, moluscos e crustáceos, o que fez com que os homens se tornassem independentes do clima e da localidade.

Com a invenção do arco e flecha, já na fase superior, a caça se torna regular para a alimentação e uma das ocupações cotidianas, começando assim, alguns indícios de residência fixa em aldeias e alguma habilidade na produção dos meios de subsistência, passando assim o homem, do estado selvagem para o estado da barbárie.

Nessa nova época, que se dividem em fases iguais as fases do estado selvagem; inferior, média e superior, começa a domesticação e criação de animais e o cultivo de plantas, havendo diferenças no cultivo e criação, dependendo da área em que se encontravam, onde cada um desenvolvia-se de maneira distinta.

Como houve um desenvolvimento diferenciado em cada região, chegando a fase média da barbárie, no Leste ( Oriente, Ásia e Europa ), começa a domesticação de animais, no Oeste o cultivo de hortaliças por meio de irrigação e o emprego do tijolo cru e da pedra nas construções.

A criação do gado, a formação de grandes rebanhos e a domesticação de animais, foram as causas do afastamento dos arianos e semitas em relação aos demais bárbaros, e com isso, inicia-se a fase superior com a fundição do minério de ferro e com a invenção da escrita, fase essa que só existiu no hemisfério oriental.

Agora se encontra pela primeira vez o arado de ferro puxado por animais, tornando possível lavrar a terra em grande escala. O homem transforma bosques em terras cultiváveis com a criação da pá de ferro e do machado, acarretando um rápido aumento da população que se instala em pequenas áreas e faz com que surja a primeira instituição de sociedade: a família.

A família, no segundo capítulo, mostra todas as modificações que esta passa durante a evolução do homem, da comunal até a monogâmica e da matriarcal até a patriarcal.

No princípio da família, os laços de ascendência eram muito indefinidos, os grupos viviam em tribos, e as relações se davam de maneira generalizada. Era possível existir vários pais e mães em uma tribo, isso acarretava o problema de ciúme por parte do macho, um sentimento de posse, ocorrendo brigas internas. Essa situação, superou-se com o casamento em grupo tornando o homem menos animalizado, sendo assim, todos no grupo se pertenciam mutuamente.

A formação da família ainda estava agarrada na promiscuidade, pois não existia a definição de costumes, o autor mostra que o incesto era permitido, não podendo somente existir relação entre pais e filhos. O autor segue apresentando a evolução de família, passando pela família Punaluana, a Sindiásmica e chegando à Monogâmica.

Na família Punaluana, que significa associação, os casamentos em grupo e o incesto passaram a ser proibidos fazendo com que a sociedade primitiva se desenvolvesse mais rápido, começando a ter nessa época os primeiros indícios do matrimônio.

Na família Sidiásmica, o homem é casado apenas com uma mulher, ainda existindo a infidelidade e a poligamia, porém é somente direito do homem, a mulher tem que ser fiel ao seu marido. Na maioria das vezes o casamento era arranjado e o poder em maior parte era feminino, era ela quem definia as relações sanguíneas. A família Sidiásmica foi o ela entre a barbárie e o Estado. Com o desenvolvimento, o homem acaba por ocupar um espaço maior no novo mundo, subjugando o papel da mulher, retirando o direito materno e todas as regalias da filiação feminina.

Passa a existir então, o Heterismo, a soberania do homem sobre a mulher, esta, é considerada pelo autor a maior derrota da mulher que agora nem em seu corpo ela podia mandar. Foram reduzidas a objeto de prazer másculo sem direito a nada. Esse foi o ponto principal da mudança da família Sidiásmica para Monogâmica.

Surge então a família Monogâmica, baseando-se no predomínio do homem, cuja finalidade é a de procriar e que sua paternidade seja indiscutível, porque os filhos diretos na condição de herdeiros, estarão um dia em posse dos bens de seu pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com