TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da linguagem

Artigo: A importância da linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Artigo  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 5

- A importância da linguagem:

Na abertura de sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal político”, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais, escreve Aristóteles, possuem voz (phoné) e com ela exprimem dor e prazer, mas o homem possui a palavra (lógos) e, com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto. Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna possível a vida social e política e dela, somente os homens são capazes.

“A palavra distingue os homens e os animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado”.

“Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isso”.

A linguagem é, assim, a forma propriamente humana da comunicação, da relação com o mundo e com os outros, da vida social e política, do pensamento e das artes. No entanto, no diálogo Fedro, Platão dizia que a linguagem é umphármakon, palavra que possui três sentidos principais: “remédio”, “veneno” e “cosmético”. Ou seja, Platão considera que a linguagem pode ser um medicamento ou um remédio para o conhecimento, pois pelo diálogo e pela comunicação, conseguimos descobrir nossa ignorância e aprender com os outros. Pode, porém, ser um veneno quando, pela sedução das palavras, nos faz aceitar, fascinados com o que vimos, ou lemos, sem que indaguemos se tais palavras são verdadeiras ou falsas. Enfim, a linguagem pode ser um cosmético, maquiagem ou máscara para dissimular ou ocultar a verdade sobre as palavras. A linguagem pode ser conhecimento-comunicação, mas também pode ser encantamento-sedução.

- A força da linguagem:

Podemos avaliar a força da linguagem tomando como exemplo os mitos e as religiões. A palavra grega mythos, significa “narrativa” e, portanto, “linguagem”.

A linguagem tem um poder encantatório. Eis porque, em quase todas as religiões, existem profetas e oráculos, isto é, pessoas escolhidas para transmitir mensagens divinas aos humanos.

- A outra dimensão da linguagem:

Para referir-se à palavra e á linguagem, os gregos possuíam duas palavras: mythos e lógos. Diferentemente do mythos, lógos é uma síntese de três ideias: fala/palavra, pensamento/ideia e realidade/ser.

Lógos é a palavra racional em que se exprime o pensamento que conhece o real.

Lógos é a palavra-pensamento compartilhada: diálogo; é a palavra-pensamento verdadeira: lógica; é a palavra-conhecimento de alguma coisa. O “logia” que colocamos no final de palavras como cosmologia, mitologia, biologia, etc.

Se ao lado do mythos desenvolve-se a palavra mágica e encantatória, do lado do lógos desenvolve-se a linguagem como poder de conhecimento racional. Agora, as palavras são conceitos ou idéias, estando referidas ao pensamento, à razão e à verdade.

- A origem da linguagem:

A retórica ou arte de persuadir consistia em técnicas de discurso que visavam

demonstrar a plausibilidade de uma tese dada. Nas palavras de Platão, a retórica de Tísias e

Córax3

consistia na descoberta de que “a probabilidade [ei0ko/ta – provável, plausível,

aparência] deve ser tida em maior apreço do que a verdade [a0lete/wj]” (Fedro, 267a). Essa

afirmação torna-se significativa, se levarmos em consideração o fato de a retórica ter se

originado nos meios jurídicos4

. No gênero jurídico, o réu ou o acusador5.

discursam para

defender ou acusar alguém diante de juízes e de um júri que deve escolher entre uma de duas

alternativas mutuamente excludentes: a culpa ou a inocência.

A linguagem como capacidade de expressão dos seres humanos é natural, isto é, os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica e fisiológica que lhes permite expressarem-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com