TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PARA SÓCRATES E ESPINOSA

Artigos Científicos: A ÉTICA PARA SÓCRATES E ESPINOSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  1.298 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates acreditava que temos que estar sempre indagando aquilo que nos é mostrado como certo ou errado, que a maior das virtudes é o conhecimento, mas que é importante seguirmos leis e regras e que o coletivo é mais significativo do que o individual.

Já Espinosa acreditava que todos somos seres passionais e que tudo o que somos e fazemos são consequências de coisas externas, mais que também temos a chance de fazer diferente, podendo passar da passividade para a atividade e não acredita em pecados e deveres.

Acredito que nos dias de hoje ambas as teorias podem servir em algumas partes e em outras não, assim como a de Sócrates, afirma que devemos priorizar a amizade e a justiça, penso que é muito útil, pois realmente não podemos realizar muitas coisas sozinhos, também não devemos acreditar que tudo o que nos dizem é a mais pura verdade, temos que estar sempre questionando as coisas da vida e temos sim que obedecer algumas regras porque se não o mundo seria um verdadeiro caos.

Sobre a teoria de Espinosa acredito que sim, a maioria das pessoas são influenciadas por forças externas mais que devemos lutar muito contra isso.

Por fim, creio que para uma boa ética, devemos ir atrás de nossos sonhos e desejos que acreditamos possíveis com dignidade e sem passar por cima dos outros, não podemos ficar julgando as pessoas pelo que fazem porquê de repente não temos coragem de fazer, temos que estar sempre em busca de conhecimento para poder refletir sobre tudo o que vemos e termos total consciência do que é certo e errado e que cada ato nosso terá sempre uma consequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com