TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética.

Ensaios: A Ética.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Adolfo Sánchez Vázquez, a “ Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. O modo como as pessoas agem em sociedade é o que irá definir se a pessoa tem ética ou não, pois o objeto de estudo da ética é a moralidade positiva, só se tem ética e moral o homem que vive e se comporta de modo a praticar o valor do bem.

Ela é uma disciplina normativa, pois mostra como deve-se agir diante a sociedade.Por ser normativa não significa que ela cria normas, ela apenas as descobre e mostra os princípios, influenciando o modo como se vive.

Seguir uma norma ou não é regra de conduta, mas as regras nem todas são normas, pois algumas são obrigatórias e outras não. As normas não querem explicar nada e sim provocar um comportamento a ser bom, por isto a norma parece ser um dever, pois dirigi-se as pessoas que são ou não capazes de segui-las. A violação de uma norma deixa de ser uma ética, pois ética tem por objetivo a moralidade positiva e não negativa.

Os humanos vivem em busca do bem, a ética deveria ser só algo bom e não ter verbetes para outras designações ruins. Todo homem vive em torno do chamado bem supremo, todos caminham rumo a um objetivo, seja ele profissional ou pessoal, passa-se a vida toda atrás do seu bem supremo, só querendo satisfazer-se. Muitas vezes a busca deste bem esta ligada mais as coisas matérias do que estar bem por dentro de si mesmo. Por isto muitas vezes esquece-se de verificar qual o seu objetivo mesmo, o que deseja realmente conquistar, o que realmente é importante para o seu bem supremo.

Eudemonismo, idealismo ético e hedonismo são as manifestações mais importantes da ética dos bens. O eudemonismo significa felicidade e para Aristóteles é o bem supremo, pois somente com a felicidade é que conseguimos atingir o bem supremo.

Para o idealismo a pratica do bem é a finalidades, pois não basta o homem ser feliz e ruim, ele tem que se bom, tem que ter virtudes. Já o hedonismo a felicidade esta no prazer, seja qual prazer for. Juntando estas três formas surge as formas mistas no qual há o eudemonismo idealista que para este, a felicidade é o fim supremo, mas para atingi-la tem que se ter virtudes para chegar ate ela e o eudemonismo hedonista no qual o prazer é o meio e a felicidade é o fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com