TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética E A Profissão Forense

Pesquisas Acadêmicas: A Ética E A Profissão Forense. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

A Ética e a profissão forense

Conceituando profissão,digamos que é uma atividade pessoal desenvolvida de maniera estável e honrada,ao serviço dos outros e a benefício próprio,atentando à dignidade da pessoa humana.Já o exercício dela pressupõe um conjunto organizado de pessoas no êxito da finalidade social: o bem comum.

Entretanto a profissão atende ao apelo vocaciona,o que indica o "chamado" à que o profissional concede quando "abraça" uma atividade. A vocação muitas vezes depende de fatores internos e externos,sendo eles: tendências,aptidões,mercado de trabalho,boa remuneração,etc.

A profissão exercida de modo estável e honrada,significa concretizacão de um projeto de vida,pois nossa existência é passageira,não temos tempo,nem reservas,para tentativas,erros e acertos profissionais.

A ética na profissão jurídica é a teoria dos deveres,e é o que disciplina as particularidades dos comportamentos dos integrantes de uma determinada profissão.O princípio fundamental do profissional forense é agir segundo a ciência e a consciência,portanto,deve ser de contínuo aperfeiçoamento.

A atuação jurídica não pode se desvincular de certo ritual,inspirado na origem da realização do justo.O profissional justo é aquele que atua com transparência no relacionamento com todos ou na prestação jurisdicional.

Devemos se companheiros com os profissionais da mesma área que a nossa,no caso jurídica,pois assim como eles passamos pela faculdade de direito e desempenhamosuma missão,que é realizar a justiça.O que traduz também no tratamento respeitoso dos proficionais mais jovens quanto aos mais experientes.

Também tem o princípio da confiança,o que é mais próximo do advogado,já que o cliente escolhe o profissional que lhe merece confiança.Pois o advogado terá acesso a informações íntimas e deterá seus segredos.

O princípio da fidelidade exige de todos os profissionais forense a verdade e a transparência,digamos que é a fidelidade que resulta nas boas causas. Já na lealdade e verdade,premia-se a boa-fé e a correção,por ser princípios com regras costumeiras. A lealdade insere numa concepção da ótica pessoal e a verdade é reconhecida à maneira da sociedade,através de estados íntimos.

Concluímos que todas as profissões são dignas e que as atividades exercidas dentro da ética e boa-fé revestem igual distinção e merecem idêntico respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com