TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética no Brasil .

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1

Introdução

Partindo de uma filosofia da cultura ocidental, mais precisamente de origem Grega abordaremos através desse conteúdo, um conjunto de hábitos da espécie humana e de seu caráter, onde os integrantes de uma sociedade utilizam para se parametrizar e mensurar as suas atitudes e comportamento para um convívio social ideal. Decorrentes e de grande importância na vida, interligando direitos, deveres e proibições, orientando o proceder de um indivíduo, prevalecendo o sentimento de justiça, julgando o ponto de vista do bem e do mal, sem que seja confundida com uma lei imutável, que ao ser criado, até utilizou algum de seus princípios. Portanto não poderá sofrer sanções ou ser compelido por pessoas o até o Estado caso ninguém opte por pratica-lo. Sendo Assim falaremos da Ética, sua necessária utilização nas Organizações, e Moral.

1.1 O significado da palavra “ética”

Segundo a tradução de Ernst Tugendhat, a palavra ética provem do termo grego “ethikos”, ou seja, aquilo que pertence, ou de propriedade ao “ethos”, ou seja caráter, traduzindo então surge o significado de portador de caráter. Presente no dia-a-dia porque está intrinsecamente relacionada ao entendimento dos atos, da adoção de valores, das tomadas de decisão e da avaliação das consequências de atitudes. A ética não é um roteiro, pelo contrário, o homem é livre para fazer suas escolhas a partir de princípios que regem (ou deveriam reger) o seu agir. A ética proporciona as razões para determinadas escolhas, exigindo uma reflexão a respeito dos princípios fundamentais que criticam ou legitimam o agir humano. Pode-se dizer que a ética “é um conjunto de valores teóricos, que auxiliam no comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade, garantindo o bem estar social”.

O que seria “ética organizacional”.

A Ética Organizacional são os imperativos da conduta de um trabalhador de qualquer área, regidos por normas que orientam a cumprir segundo princípios sociais e de sua área de trabalho, não podendo ser reduzida simplesmente a uma estratégia empresarial. A maior parte das profissões possui atualmente um Código de Ética Profissional para reger as atividades de seu grupo, embora devamos ressaltar que características como competência, honestidade e responsabilidade sejam intrínsecas para o exercício de qualquer profissão. Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas, são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações, diretamente ligada aos valores da empresa, em busca de sua missão. Porém sabemos que a grande competitividade, disputa pela fatia do mercado, crescimento profissional, prestígio, status e lucratividade, pode levar um indivíduo a traçar um desvio de comportamento e conduta. E caso isso aconteça, afetará negativamente a Organização sendo a curto ou longo prazo, refletindo a péssima imagem do profissional, que poderá ou não ser penalizado pela Organização conforme a Ética da Empresa.

1.2 Diferenciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com