TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética Deontológica E A Crise De Representatividade Política:

Trabalho Escolar: A ética Deontológica E A Crise De Representatividade Política:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

A ética deontológica e a crise de representatividade política:

Notamos nos dias de hoje uma representatividade política sem fundamentos ideológicos e sem o comprometimento dos políticos com essa ideologia e os princípios da atividade política, como fidelidade partidária, compromisso com os programas dos partidos, e sua primordial função, que é de representar o povo, fundamentando-se nos princípios democráticos de representante legal da sociedade. Analisemos esse quadro sobre o ponto de vista da ética deontológica, que teve a sua efetiva aplicação a esse contexto em 1834, o termo foi utilizado pela primeira vez pelo filósofo inglês Jeremy Bentham¹, quando disse que a deontológica seria a “ciência do que é justo e conveniente que o homem faça, dos valores que decorrem do dever ou norma que dirige o comportamento humano”.

Assim a deontológica funda-se nos princípios éticos e de como se deve agir profissionalmente e moralmente na atividade em que o ser humano, como homem participativo da sociedade desenvolve suas ações, e no estudo em questão principalmente, quando esse serviço é prestado em pro de uma sociedade a qual ele representa, onde o objeto de estudo é o fundamento do dever e das normas, deontológica que é também conhecida como "Teoria do Dever". E nada deve ser tão pautado pelo dever de ser, e representado com ética e principio quando se representa um conjunto de semelhante os quais, a um dos seus, lhe depositou tamanha confiança.

Nota-se no direito contemporâneo, os efeitos (JURISPRUDENCIAIS E NORMATIVOS), a jurisprudência atenta a todos os princípios deontológicos junto a turma judicante em sua hermenêutica dos tribunais superiores, principalmente o STF, ao abordar um assunto procura desenvolver a teoria do dever ser sobre a letra fria da lei, já o povo fez surgir por meio de iniciativa popular a lei da (FICHA LIMPA – LEI COMPLEMENTAR Nº 135/2010), recebida pelo legislativo no inicio com uma certa dificuldade, mas que devido a pressão popular foi aprovada. Nota-se que a sociedade como um todo, procura uma justiça ética através do direito, não só do direito positivo, mas dentro desse contexto deontológico .

1-Jeremy Bentham, (Londres, 15 de fevereiro de 1748 — Londres, 6 de junhode 1832) foi filósofo, jurista e um dos últimos iluministas a propor a construção de um sistema de filosofia moral, não apenas formal e especulativa, mas com a preocupação radical de alcançar uma solução a prática exercida pela sociedade de sua época. As propostas têm, portanto, caráter filosófico, reformador, e sistemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com