TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética e a política

Abstract: A ética e a política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Abstract  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

A ÉTICA E A POLÍTICA

“[...] Não podemos deixar de abordar o que é o poder, que se tornou a questão mais importante a partir do século XX. Apresentaremos, sobretudo na companhia do filósofo francês Michel Foucault, duas formas diferentes de abordar o poder. Ao compararmos essas duas, teremos em conta o modo como experimentamos e pensamos o poder no senso comum, inclusive

na atividade administrativa. Faremos isso, chamando a atenção para não confundirmos o poder com o poder político.” (pag117)

PODER, POLÍTICA E ÉTICA.

“[...] consideramos o poder como algo que alguém possui e do qual faz uso voluntário em benefício próprio, e pretensamente em desfavor daquele sobre o

qual o poder é exercido.”(pag118)

“Definimos também o poder de forma mais vaga, como capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos”. (pag119)

“[...] percebemos que é muito conveniente procurar maior clareza a respeito do que é o poder, e de sua relação com a política e a liberdade. E se dissemos que toda ética existe por haver seres humanos que se relacionam, então necessariamente precisamos falar de poder para falar de ética.” (pag119-120)

“Mas não podemos deixar de discutir a relação entre política e poder político, se quisermos analisar a ética em geral e, mais especificamente, a ética na administração pública”. (pag120)

“A convicção de que falta ética em nossas práticas individuais ou coletivas, e de que falta ética na política, não só Revela que estamos insatisfeitos com a maneira de nos comportarmos em nossas práticas cotidianas, com o comportamento dos políticos.” (pag120)

“[...] o individualismo, que nos provoca e assedia de todos os lados e a cada um de nós. E todo individualismo dificulta tanto a busca de uma ética mínima universal quanto a busca de um respeito àquilo que conseguimos estabelecer como norma”. (pag120-121)

“Se na Idade Antiga, Platão e Aristóteles sustentaram que ética e política devem combinar, ou que só é possível agir bem moralmente na política, já na Idade Média pensadores e políticos defendiam que é impossível combinar ética e política”. (pag122).

“Na comunidade religiosa seria possível fazer o bem moral, o que é impossível na sociedade política”. (pag122)

“Maquiavel – se declara que não é possível combinar ética e política, ou seja, que todo exercício do poder político necessariamente traz consigo o mal moral, e que só no exercício do poder eclesial (ou eclesiástico...) é possível combinar o exercício do poder (pastoral, feito pelo pastor em favor das ovelhas) com o bem moral.” (pag122)

“Assim, o poder político em última instância é violência legítima, mesmo não sendo o único meio de que o Estado se serve. Mas, conforme diz Max Weber, inspirando-se em Thomas Hobbes,“o Estado é a comunidade humana que, dentro de um determinado território (o ‘território’ é o elemento definidor), reclama (com êxito) para si o monopólio da violência física legítima”, fazendo com que o Estado seja “a única fonte do ‘direito’ à violência”.(pag122-123)

DUAS CONCEPÇÕES DE PODER

“Que ele é algo que alguém tem, uma propriedade, seja um dote natural, ou adquirido por esforço próprio e mérito, tanto pelo conhecimento quanto pela posse de bens, e algo que o proprietário do poder impõe, de fora, aos outros, que não sabem ou que não têm bens”;

“E algo que ninguém possui como um proprietário, mas algo que só existe enquanto se exerce entre seres humanos. E por isso o poder será algo que acontece entre pessoas”.(pag124)

“No século XX houve, e ainda há, duas experiências históricas de exercício de poder político que se tornaram exemplos de confusão entre política e violência, em que seguramente encontramos dificuldade de legitimar o direito de mandar e a obrigação de obedecer, e em que se torna difícil aceitar que haja alguma vinculação entre ética e política. Falamos do nazismo e do estalinismo”.(pag125)

O PODER COMO RELAÇÃO ENTRE SERES HUMANOS

“Para Foucault, a filosofia contribuiu para chegarmos ao nazismo e ao estalinismo porque foi apresentada como a verdade científica, como a verdade universal e definitiva, que bastava ser

posta em prática para que todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com